Bicarbonato de sódio: vc conhece?

Bicarbonato de sódio: vc conhece?

Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, hidrogenocarnonato de sódio, baking soda para os americanos, sódio ou NaHCO3, todos estes produtos químicos são na verdade o mesmo, mais conhecido com o nome (errado) de bicarbonato de sódio.

Não se preocupe: nada a ver com a soda cáustica perigosa!
Tem a aparência de um pó branco, inodoro, que se assemelha estranhamente ao açúcar de confeiteiro ou à farinha, para citar apenas produtos comestíveis e seguros … Bicarbonato de sódio é algo absolutamente inofensivo e tem a vantagem adicional de ser totalmente biodegradável.
Embora bicarbonato de sódio já fosse provavelmente usado nos tempos antigos, o atual processo para obtê-lo e usá-lo na vida diária é relativamente recente. A lenda reza que foram dois padeiros de Nova York, que no século XIX, tiveram a idéia de misturar carbonato de sódio e leite para fazer o pão subir (inchar). Mais tarde, dois belgas resolveram desenvolver um método para obter um bicarbonato de sódio mais puro, aspirado por muitos – graças a um método chamado Solvay, que utiliza sal ou giz como material de base e amônia (reciclada em seguida) para a sua transformação em bicarbonato. Este método é hoje o mais difundido em todo o mundo.

E se esse bicarbonato de sódio, usado desde o tempo de nossas avós, continua em nossas prateleiras de armários, é porque é um produto com muitas vantagens:

  • É um produto natural e ambientalmente amigável, que não é o caso, longe disso, dos medicamentos e de outros produtos de limpeza.
  • É muito mais barato e pode ser comprado no supermercado.
  • Pode ser usado para várias finalidades: a saúde, como veremos, mas também para a manutenção da casa (eliminar odores, limpar…), limpa o jardim ou até mesmo a cozinha.

A fórmula química do bicarbonato de sódio faz com que seja um sal alcalino, que tem o poder de neutralizar um meio cujo pH é muito ácido. Dizem que é uma solução tampão. Você sofre de azia? É a acidez que está desequilibrada. Bicarbonato de sódio pode ajudar a regulá-la: basta diluir uma colher de chá num copo de água que você bebe devagar e na íntegra, mesmo que o gosto da água salgada não seja muito agradável. O sentimento de alívio é muito rápido, as membranas mucosas são rapidamente apaziguadas.

 As mulheres grávidas e crianças menores de 5 anos não devem usar este remédio.
Se os sintomas persistirem mais de dois ou três dias, ou piorarem, ou são mais fortes que o normal, consulte rapidamente um médico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.