Qual o ritual de lavagem de roupa na sua casa?

Qual o ritual de lavagem de roupa na sua casa?

Qual o ritual de lavagem de roupa na sua casa?

Eu não sei se você tem e qual é o ritual de lavagem de roupa na sua casa, mas aqui, na minha casinha, o princípio é: começou, tem que terminar!

Debulhando em miúdos, quando resolvo diminuir as pilhas de roupa, vou até o fim. E isso inclui todo o processo: tirar manchas, colocar de molho, lavar, secar, dobrar e guardar no lugar certo. Se eu sinto que não vou conseguir chegar ao final das etapas, diminuo a quantidade de máquinas que eu vou encher.

Estabelecer uma rotina para esse processo de lavagem é muito importante. Mas, torná-la um hábito é fundamental! Assim, você tem a certeza de que sua pilha de roupas sujas no banheiro (ou lavanderia) não se tornará uma pilha de roupas limpas em alguma parte da casa. Ela será guardada limpinha, não abarrotada e no canto certo, desde o primeiro minuto. Você elimina o acúmulo desnecessário de bagunça e um problema da sua cabeça.

A freqüência de lavagem é outro ponto a ser considerado. Alguns itens da casa precisam ser lavados mais freqüentemente que outros, e para não me sobrecarregar em alguns dias da semana, optei por lavar uma máquina de roupa por dia. Seja clara, seja escura, seja de bebê. Uma máquina de roupa bem cheia (dentro do limite da máquina, claro) será tratada contra manchas, lavada, estendida (ou colocada na secadora), dobrada e guardada.

Os itens de cozinha, como panos de prato, toalhas de mesa e jogos americanos, eu não deixo acumular. Vou lavando conforme vão se sujando. Já os panos de chão, junto todos da casa e a cada dois ou três dias (segundo minha necessidade), lavo tudo junto. Toalhas de banho, rosto e toalhas de mão dos lavabos, lavo, em geral, uma vez por semana; a única toalha que não segue a mesma rotina de lavagem é a do bebê, que é lavada separadamente e mais freqüentemente.

Pra facilitar ainda mais minha vida de dona-de-casa, investi em alguns artigos básicos para uma lavanderia: prateleiras na área de lavagem, produtos especializados de lavagem (ver outro post em breve), alguns cestos de plástico para transportar as roupas lavadas para estender, roupas secas e dobradas pra guardar, e o principal, um cesto de roupas sujas com rodinhas, subdividido em 3 setores: roupas escuras, roupas claras e de bebê, que fica no banheiro, permanentemente.

2 thoughts on “Qual o ritual de lavagem de roupa na sua casa?

  1. Eu lavo roupas toda semana, mas sigo um ritual… às terças eu coloco os lençois de molho e coloco para funcionar de manhã… ai qdo chego do trabalho coloco no varal e coloco as toalhas de banho de molho e a mesma coisa no dia seguinte… ai na sexta-feira eu começo a lavar o restante das roupas… brancas, escuras e coloridas… e ainda deixo separado o que é de cozinha… e só termino no sabado fim do dia… para a minha faxineira passar tudo na terça-feira…
    bjs,
    Luciana

  2. Lavar roupa é a coisa que eu mais odeio. Então eu deixo acumular um pouco… lavo tudo na quarta-feira. Não ligo muito pra essa coisa de cor, junto tudo e ponho la maquina. O bom é que e com porta frontal, então economiza agua, energia e ainda seca por mim no final. Mas tenho que tirar a metade das roupas senão nao seca. É o unico trabalho que tenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *