Preciosos conselhos de decoração

Preciosos conselhos de decoração

Como não posso me permitir pagar um decorador cada vez que decido inovar, renovar ou, simplesmente, decorar pela 1ª vez  um cômodo da casa, decidi investir em algumas revistas especializadas em decoração (não fiz assinatura, compro apenas os exemplares com temas que me interessam) e livros com passo-a-passo.

Sem querer desmerecer o trabalho do profissional, que no meu caso nem é opcional, as revistas me ajudaram muito. Claro, com a leitura desses manuais, você acaba “entrando no clima” e percebendo que as dicas se repetem um pouco ou que a idéia básica é a mesma com inúmeras variantes de cor, textura, volume ou dimensão. Dos vários livros que li, sobretudo coleções da Black & Decker que ensinam como fazer cada coisa minuciosamente com fotos, um em particular me “cativou” e virou quase livro de cabeceira: Design Ideas for Home Decorating (Idéias de design para decoração de casas) – uma bela obra de referência em decoração de interiores – escrito por Heidi Tyline King, especialista em decoração com vários livros publicados.

O livro tem idéias maravilhosas, porém difíceis de adaptar a todos os bolsos e casas, por questão de clima, espaço, hábitos de vida e claro, são projetos que podem se tornar dependendo da existência/ variedade de lojas de material de bricolagem na sua região. De tudo que vi, cito aqui 3 astúcias:

  1. Na sala de estar, para favorecer a interação dos convidados, deve-se distancoar os móveis das paredes e aproximá-los uns dos outros, criando cantos mais íntimos.
  2. Para dar um efeito de altura num cômodo com teto baixo (pé direito), o ideal é atrair o olhar para o alto com um papel de parede – que voltou a estar na moda – ou com tecidos na parede com linhas verticais ou construindo uma montagem com quadros em coluna. Você pode, ainda, pintar a parede com linhas verticais, claro. Pode até sair mais barato que o papel de parede, em alguns lugares, mas leva um baita tempo para ser feito, né?
  3. O segredo (mais barato que eu conheço) para dar um ar mais moderno à decoração: desobstruir o espaço. Nada de coisas espalhadas, nem móveis demais. Guarde o excesso de bugingangas e bibelôs em um armário bem fashion, longe dos olhares.

2 thoughts on “Preciosos conselhos de decoração

  1. preciso de ajuda
    tenho uma cortina com bandô laranja que cor deve ser o sofa
    bando laranja fundo branco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.