Terra do Gelo
Terra do Gelo = Gatineau, Québec = Canadá
Quatro anos atrás, decidimos vir morar no Canadá. Fizemos todo o processo de imigração, pedido de visto de residentes permanentes, exames médicos, etc. Viemos em duas etapas. Primeiro, meu marido, que já trabalhava e morava em Ottawa, a capital do país. E meses depois, euzinha. Durante esse distanciamento geográfico obrigatório, decidimos comprar um imóvel e nos estabelecer em Gatineau, no Quebec.
Gatineau e Ottawa são vizinhas, são cidades conurbadas. Na verdade, o que nos separa do centro de Ottawa, onde trabalhamos, são apenas 10 quilômetros e uma ponte. Só que uma cidade fica na província do Québec e a outra, em Ontário. É como se eu morasse em Pernambuco e trabalhasse na Paraíba, em cidades de fronteira.
Ottawa é uma cidade de funcionários públicos federais. Boa parte da população trabalha no Governo Federal ou presta serviço para ele, mesmo que seja trabalhando para empresas privadas. Meu marido trabalhava numa empresa privada que presta serviço pro Ministério da Defesa. Eu, atualmente, dou aulas de francês numa escola de línguas, para funcionários federais. Por que isso? Porque o país é bilíngüe, oficialmente. Mas se percebe muito mais essa “necessidade” de ser bilíngüe, em Ottawa, pois é na capital que estão os ministérios, os cargos mais importantes e portanto, a necessidade de profissionais que falem as duas línguas oficiais: inglês e francês.
Já Gatineau é uma cidade bem menor, na região metropolitana de Ottawa, com uma população de 200 mil habitantes. Muita gente trabalha do lado de lá da ponte, seja no funcionalismo público, seja no privado. Na verdade, poderia dizer que esta charmosa e acolhedora cidade se caracteriza como uma cidade-empório-dormitório, como observa o Geógrafo M. S. Coelho, meu pai. Ela abriga grande parte da força de trabalho metropolitana e uma grande quantidade de grandes shoppings e grandes magazines, constituindo-se simultaneamente em importante dormitório e principal centro de compra e venda da região metropolitana de Ottawa.
O Canadá, caso você não saiba, é o segundo país em extensão territorial do mundo. Dividido em 10 províncias, como os nossos estados no Brasil, e três territórios. Cada uma dessas províncias tem seu governo próprio, suas leis e suas obrigações, tais como como saúde, educação, bem-estar, impostos e transporte intra-provincial, todas elas regidas por um Primeiro Ministro, e pelo Chefe de Estado, a Rainha Elizabeth II da Inglaterra.
Em suma, cada província é de um jeito, com sistemas diferentes (ou muito diferentes) e com similaridades, mas que devem ser consideradas uma a outra, e não generalizadas no que se refere ao país.
Quer ler mais sobre o Canadá? Veja aqui.