Falando em dentição…
O primeiro dentinho de seu bebê nascerá antes dele completar um ano. E mesmo sendo apenas um dente, depois outro, um aqui, outro acolá, é preciso ter certos cuidados com ele(s). Uma dentição saudável é indispensável para o desenvolvimento da mandíbula e dos dentes definitivos.
Nem todo bebê reclama de dor na hora da aparição dos dentes. Alguns, choram um pouco, reclamam, ou ficam mais sensíveis durante alguns dias. Outros, nem ligam para esse momento tão importante da rasgadura da gengiva. Durante esse período, o melhor a fazer é deixá-lo morder objetos dutos e sem perigo como os anéis de dentição. Eles vêm em formato fácil de pegar/ segurar para um bebê, tem um gel que não congela dentro e alguns têm até nervurinhas para acalmar ainda mais. O frio alivia a gengiva inchada.
Se não quiser comprar esse anel, você pode usar uma toalhinha úmida, que você coloca na geladeira (ou no congelador durante alguns minutinhos). Funciona do mesmo jeito, sendo mais barato. Mas, tenha sempre uma toalhinha pequena e limpa à mão, e esterelize-a bem antes do próximo uso.
Se a crise for insuportável, você pode dar acetaminofeno, para aliviar a dor e acalmar o bebê na hora de dormir (mas, consulte seu médico antes). Você pode, ainda, em caso de coceira excessiva, usar algum gel de dentição, como o Nenê Dent® (Matricaria chamomilla tintura, cloridrato de lidocaína, polidocanol) que apresenta ação antiinflamatória, não contém conservantes ou açúcar. Algumas mães são contra, pois trata-se de um medicamento, e não é natural.
Os dentes do bebê devem ser limpos frequentemente com uma escova de dentes macia. Se a água da torneira não contiver flúor, seu médico recomendará, talvez, o uso de gotas de flúor.
Para evitar cáries, não coloque seu bebê na cama com uma mamadeira (sem supervisão, ainda menos! Isso é um grande perigo!), nem amamente depois da escovação noturna. Depois da escovação, ele pode beber água pura, nada além disso. Evite dar suco, água com açúcar, leite ou outra coisa na hora de dormir. Isso pode causar cáries, mesmo nos dentes de leite.
Em caso de problema, consulte seu médico.
Se quiser ler mais a respeito do Nenê Dent®.