Browsed by
Categoria: Saúde do Bebê

A mamadeira – de plástico! ECA!

A mamadeira – de plástico! ECA!

Onipresente em nosso cotidiano, o plástico suscita preocupações. O que precisamos saber a seu respeito? Plástico serve para fabricar uma série de artigos da vida de todos os dias como mamadeiras, garrafas d’água, filme para proteger os alimentos, os depósitos usados para armazenar comida, utensílios de cozinha descartáveis e brinquedos. A algum tempo, certos estudos têm nos alertado que seu uso apresenta riscos para a saúde, sobretudo para as crianças que tem um sistema imunológico e um organismo em pleno…

Leia mais Leia mais

Dra Mamãe

Dra Mamãe

Muitas mães não percebem que ao assumir o nome de mamãe, elas vão ganhar também o título de Dra. Mamãe. Sim, porque em algum momento de sua carreira de mãe você vai curar os doentes e os feridos, fazendo curativos com muito amor e carinho. Para tornar o trabalho da Dra. Mamãe mais fácil, você pode criar um kit de primeiros cuidados para bebê. O momento ideal para montar o seu kit é antes da chegada do bebê. Mas, se…

Leia mais Leia mais

Para entender o sono do bebê

Para entender o sono do bebê

Um bom sono é indispensável para o desenvolvimento do bebê. Além de bom para a saúde, desenvolvimento, melhora o astral e o humor do seu filhinho. E o nosso também, né ? Falemos a verdade… se ele não dorme bem, a gente não dorme bem. Aí, já viu o ciclo ! Mas, quantas horas por dia seu bebezinho deve dormir mesmo ? Como nós adultos, todo bebê tem vários ciclos durante seu sono com um período de sono lento (bebê calmo e secretando…

Leia mais Leia mais

Kit básico de primeiros socorros do bebê

Kit básico de primeiros socorros do bebê

Cuidar de um bebê, sejam os pais, seja como babá, significa também estar pronto para qualquer eventualidade, uma urgência, um acidente. Com um mínimo de planejamento, você se sentirá preparado para o que puder acontecer e poderá aproveitar melhor os momentos com seu bebezinho, sem estresses e sem medo. Constitua seu kit de Primeiros Socorros com os itens básicos que você usa mais frequentemente – não escolha produtos/ remédios que você não tem o hábito de usar, eles poderiam causar…

Leia mais Leia mais

Quando bebê está com febre…

Quando bebê está com febre…

Um recém-nascido com febre deve ser visto por um médico, sem discussão. Depois dos seis meses, é normal que os bebês possam ter uma febre altíssima, mesmo que estejam com algo benigno e passageiro. Paradoxalmente, um bebê muito doente pode apresentar pouca ou nenhuma febre. Por isso, o que se recomenda é a observação do estado geral do bebê e não a temperatura. Abaixar a febre não cura a doença, a origem de tudo, mas permite que o bebê se…

Leia mais Leia mais

Quando bebê está com diarréia…

Quando bebê está com diarréia…

As diarréias e vômitos são sempre sintomas de uma infecção do tubo digestivo (gastroenterite – uma famosa virose). O mais importante é impedir que seu filho se desidrate. No caso de verdadeira diarréia, seu bebê terá fezes mais frequentes, líquidas e “explosivas”, e ficará com carinha de doente rapidinho. Telefone o mais rápido possível para o médico. Uma criança com diarréia perde líquido, sais minerais e elementos nutritivos que seriam normalmente absorvidos durante a digestão. É este o aspecto mais…

Leia mais Leia mais

Falando em dentição…

Falando em dentição…

O primeiro dentinho de seu bebê nascerá antes dele completar um ano. E mesmo sendo apenas um dente, depois outro, um aqui, outro acolá, é preciso ter certos cuidados com ele(s). Uma dentição saudável é indispensável para o desenvolvimento da mandíbula e dos dentes definitivos. Nem todo bebê reclama de dor na hora da aparição dos dentes. Alguns, choram um pouco, reclamam, ou ficam mais sensíveis durante alguns dias. Outros, nem ligam para esse momento tão importante da rasgadura da…

Leia mais Leia mais

Quando bebê está resfriado…

Quando bebê está resfriado…

Resfriados. Vômitos. Diarréia. Ninguém gosta desses momentos chatos, sobretudo quando é o seu bebezinho que está sofrendo. Felizmente, essas manifestações são causadas, na maioria dos casos, por vírus benignos, que desaparecem com o tempo da mesma forma que apareceram, do nada! Mas, enquanto isso não acontece, aumentamos os cuidados que o faram se sentir melhor. E, em caso de dúvida ou de preocupação maior, consulte um médico. O leite materno: um bom remédio Graças aos anticorpos que ele contém, os…

Leia mais Leia mais

Não se fazem mais pediatras como antigamente…

Não se fazem mais pediatras como antigamente…

Não se fazem mais pediatras como antigamente, eu diria. Meu “pediatra”, por assim dizer já que cuidou de mim do nascimento até meus 23 anos, Dr. Weber de Melo, tinha vários diplomas na área médica, especializações, mestrado e doutorado em Pediatria, mas não prescrevia um antibiótico. Eu o amava! Infelizmente, ele nos deixou 10 anos atrás. Já não posso mais contar com sua consciência profissional e seus conhecimentos para cuidar de minha filhota, nem de mim mesma. Tenho que viver…

Leia mais Leia mais

Marie e Loïc – uma história de amor

Marie e Loïc – uma história de amor

Marie esperava um bebê saudável, lindo e grande. E foi o que aconteceu, só que antes da data prevista. Um repuxão nas costas, uma pontadinha no baixo ventre e pronto, uma aguinha descendo pelas coxas. A bolsa estourou aos sete meses de gravidez. E lá fomos nós todos, os amigos, visitá-la em casa, onde Loïc nasceu saudável, lindo e grande como previsto. Apesar de ser prematuro, nasceu com bons pulmões, gritando aos quatro cantos que estava ali, bem e feliz….

Leia mais Leia mais