1º mês – Desenvolvimento muscular
Gostaria de dizer que não tenho nenhuma intenção de reproduzir o que já dizem os milhares de livros sobre recém-nascidos e bebês. Quero apenas dar algumas idéias de como aproveitar melhor essa fase do seu filho. Minhas idéias foram tiradas de cursos que fiz, palestras, leituras e até mesmo das experiências que tive cuidando de bebês profissionalmente e como mãe.
Como estamos num período de aprendizado e primeiras percepções do mundo (e o mundo do bebê é você, cara mamãe), ele aprenderá sobretudo interagindo com você.
Mesmo tão jovem, seu bebê já está pronto para aprender sobre o novo mundo em torno dele. Aproveite os momentos com ele para brincar.
Reparou que seu bebezinho vive todo enroladinho como um embuá? Parece uma bolinha com frio? É a posição natural do bebê nos primeiros meses, já que passou tanto tempo todo enroladinho dentro do útero. Se cada vez que você o coloca, seja de bruços, seja de barriguinha pra cima, em algum lugar, ele se coloca nessa posição, é hora de começar a exercitá-lo.
Já no primeiro mês, podemos começar a fazer exercícios com o bebê para que ele possa “esticar as pernas” (e sair da posição fetal). Como ele não está acostumado a esticá-las, cabe a você fazer o movimento com as mãos (favorecendo ainda mais o contato mamãe-bebê) delicamente e bem devagar.
Deite seu bebê sobre as costas. Comece segurando pelos pezinhos (ou tornozelinhos) e, de forma alternada (direita-esquerda), empurre uma perna em direção ao tórax do bebê enquanto estica a outra em direção a você.
Em seguida, tente imitar um movimento de pedalar, fazendo com que o pé direito gire quase paralelamente ao joelho esquerdo e vice-versa. Sempre fazendo movimentos delicados e vagarosos. Lembre-se, seu bebê tem apenas um mês. Ele não é atleta ainda!
Aproveite para cantar durante os exercícios. Bebê adora a voz da mamãe e isso vai divertí-lo muito.
Boa sorte!
******
E você, já tentou exercitar seu bebê? Que atividades fez? Quer compartilhar sua experiência conosco? Ou então suas impressões em relação ao texto? Deixe-nos um comentário! Obrigada.
Quer mais idéias de atividades a fazer com seu bebê no 1º mês? Veja aqui.