Etapas de uma lavagem de mão eficaz
Lavar as mãos é a forma mais simples e mais eficaz de diminuir a propagação de germes susceptíveis de causar doenças, sobretudo em crianças. Assim, você evita de se contaminar e a todos os outros membros da família porque se livra dos germes de outras pessoas, das superfícies que tocou e dos animais com os quais você entrou em contato (volontariamente ou não).
Siga o roteiro para a bom lavagem:
- Molhe as mãos e aplique o sabão, de preferência líquido e simples, na falta, use um perfumado, ou bactericida, etc.
- Esfregue as mãos juntas, vigorasamente, para fazer espuma e esfregue todas as zonas, inclusive o contorno das unhas e o alto da mão.
- Faça isso durante 20 segundos. É o tempo mínimo necessário para que o sabão e o esfregão possam agir e eliminar os germes mais resistentes.
- Enxagüe bem, se for possível na sua torneira.
- Seque bem as mãos com uma toalha de papel (o ideal) ou um secador daqueles automáticos – meu sonho de consumo banheirístico – ou ao ar livre mesmo. Isso funciona mesmo em locais públicos, em casa, nossa tendência é usar toalha de mão de tecido. Que tal, então, trocar a toalha do lavado todos os dias? Seria o ideal.
- Se você estiver em local público, siga as intruções acima e, se possível, use a mesma toalha de papel para fechar a torneira e abrir a porta para sair.
SE você não tiver acesso à água e sabão, use aqueles lencinhos ou álcool em gel.
Para tornar esse momento mais divertido para as crianças, e ter certeza de que elas esfregaram corretamente e o tempo suficiente, peça para que cantem “atirei o pau no gato” todinha… 2 vezes!