Etapas de uma lavagem de mão eficaz

Etapas de uma lavagem de mão eficaz

Lavar as mãos é a forma mais simples e mais eficaz de diminuir a propagação de germes susceptíveis de causar doenças, sobretudo em crianças. Assim, você evita de se contaminar e a todos os outros membros da família porque se livra dos germes de outras pessoas, das superfícies que tocou e dos animais com os quais você entrou em contato (volontariamente ou não).

Siga o roteiro para a bom lavagem:

  1. Molhe as mãos e aplique o sabão, de preferência líquido e simples, na falta, use um perfumado, ou bactericida, etc.
  2. Esfregue as mãos juntas, vigorasamente, para fazer espuma e esfregue todas as zonas, inclusive o contorno das unhas e o alto da mão.
  3. Faça isso durante 20 segundos. É o tempo mínimo necessário para que o sabão e o esfregão possam agir e eliminar os germes mais resistentes.
  4. Enxagüe bem, se for possível na sua torneira.
  5. Seque bem as mãos com uma toalha de papel (o ideal) ou um secador daqueles automáticos – meu sonho de consumo banheirístico – ou ao ar livre mesmo. Isso funciona mesmo em locais públicos, em casa, nossa tendência é usar toalha de mão de tecido. Que tal, então, trocar a toalha do lavado todos os dias? Seria o ideal.
  6. Se você estiver em local público, siga as intruções acima e, se possível, use a mesma toalha de papel para fechar a torneira e abrir a porta para sair.

SE você não tiver acesso à água e sabão, use aqueles lencinhos ou álcool em gel.

Para tornar esse momento mais divertido para as crianças, e ter certeza de que elas esfregaram corretamente e o tempo suficiente, peça para que cantem “atirei o pau no gato” todinha… 2 vezes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.