Aventuras dos dois anos e meio (30 meses) – Parte I
Nessa idade, os movimentos do seu filho estão se tornando mais harmoniosos a cada dia. Ele pode fazer todos os tipos de coisas interessantes sozinho – subir as escadas, andar para trás, pular, saltar e até mesmo dirigir um triciclo (velocípede) ou uma moto com rodas grandes. Todos os dias, ele vai precisar de tempo para se agitar, gastar energia, então planeje idas ao parque do bairro, à piscina, ou outras passeios frequentes.
Desfrute da alegria e do desejo de aventura do seu filho diante dessa independência física encontrada. Lembre-se, no entanto, que cabe a você garantir a segurança dele. Crianças não conseguem prever o perigo nessa idade, e você precisa ser muito específico, dar regras claras, como “use as duas mãos para se segurar no balanço”, “nada de correr na rua”, etc. Pedidos vagos como “vá devagar” ou “pegue as coisas com carinho” não significam nada para o seu filho, e ele vai provavelmente ignorar tudo isso.
Saiba mais sobre o que você pode esperar do desenvolvimento do seu filho à medida que ele for crescendo. Não se preocupe com nada. Lembre-se de que toda criança é diferente. Cada criança tem um desenvolvimento diferente, seja psíquico, seja motor, seja linguístico. Acompanhe a evolução de seu filho, passo-a-passo, de perto. Motive-o, ofereça seu apoio. Nada de reclamar, punir, por ele não estar fazendo algo que você suponha ser uma etapa da idade dele.
Para sua informação: em geral, seja o mais claro e específico possível quando você der ordens para o seu filho. Para ele é difícil imaginar o que você quer dizer, a menos que você seja explícito. (Por exemplo, “nada de bicicleta no banheiro” ou “não pinte o cabelo de seu irmão.”).
One thought on “Aventuras dos dois anos e meio (30 meses) – Parte I”
adorei mas estou num dilema, psiecro deixar meu filho o dia inteiro na escola para trabalhar, ele ja tem doi anos e estuda na parte da tarde!tenho medo que ele se sinta abandonado!