Fazer listas (organizadas!)

Fazer listas (organizadas!)

listas-organizadas

Várias são as maneiras de se organizar e, cada um, definitivamente, tem a sua (ou as suas). Ao acordar, todos os dias, sabemos que algo nos espera: uma bela jornada… de tarefas! Mas, como se organizar diante delas?

A minha principal atitude, sempre na tentativa de concluir em menos tempo e com menor grau de sofrimento possível todas as atividades, é fazer listas. Faço listas de tudo, para todos. O que comprar no mercado, na farmácia, o que perguntar ao médico de família quando o encontrar, para quem devo ligar, o que dei de presente a tais pessoas em cada ocasião, o que tenho no freezer, e por aí vai. Você também é assim? Ah, diz que é, vai. Se não, vou achar que só eu sou louca assim! (Risos).

Bem, o fato é que fazer listas é um negócio que minha mãe me ensinou séculos atrás, quando me explicou o que era “fazer rol” (das roupas que ela levava pra lavanderia) – vocês sabem o que é isso? É outro nome pra lista. Não sei se ela aprendeu isso do inglês ou se é uma palavra da época da carochinha mesmo…

Mas, para que sua lista seja mesmo eficiente, ela precisa ser organizada também. E a maneira mais simples de fazer isso é separar as atividades e tarefas em categorias/lugares/ setores/ pessoas envolvidas. Você pode fazer uma listinha de compras pro mercado X separada da lista de compras do mercado Y. Assim, você leva apenas uma quando for e não precisa se preocupar em refazer outra para quando for ao segundo mercado. Ou ainda, fazer uma lista de tarefas separadas para o filho A e para o filho B – já que as responsabilidades de cada um são, com certeza, diferentes e exigem urgências diferentes também, segundo a idade.

Separar para conquistar (realizar) é uma excelente estratégia para avançar na realização das coisas. Foi o que fiz. Apliquei esta estratégia nas minhas listas e tem funcionado bem. Assim, quando maridex oferece “ajuda” (coisa rara por essas bandas de cá, não sei ai na sua casa – por isso, não perco nenhum minuto!), eu mostro logo a listinha – que deve ser mantida atualizada.

Se você ainda não organiza suas listas dessa maneira, ou se nem faz listas ainda, recomendo tentar. Talvez a sua produtividade aumente. E você vai adorar isso! Depois, não se esqueça de vir me contar como está sendo a experiência… ok? E se você já faz assim, me conta se dá certo por aí!

2 thoughts on “Fazer listas (organizadas!)

  1. Oi, Andrea!
    Aqui é a Ana, do “Viagem com G”! Td bem???
    Esta história das listas funciona muito bem pra mim também. Tem uma lista que ajuda muito também, que é assim: depois que eu pus no papel tudo que tenho que fazer (geralmente em vários lugares da cidade), faço uma lista dos lugares na seqüência mais lógica e o que tenho que fazer em cada um. Chego a me surpreender com a quantidade de coisas que consigo fazer num dia só! Ou seja: aproveito ao máximo cada saída!!! Como trabalho fora a semana inteira, o maridex não ajuda muito (tbm!) e adoro brincar de casinha, isso é tudo de bom!!
    Grande beijo!

  2. Essa ideia de listas sempre funciona comigo tbm…
    Sempre faço listas e eu adoro ( na verdade se eu nao faço listas eu simplesmente esqueço de fazer as coisas)

    ;**

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *