Browsed by
Categoria: Papai & Mamãe

Nos tornamos pais e mães e cuidamos nosso pequenino ser com muito amor. Mas, outra coisa precisa de cuidados contantes: a vida de casal. Espaço com sugestões, depoimentos, desabafos e dicas.
Saudade do tempo

Saudade do tempo

Saudade é, definitivamente, um troço que a gente não explica… Tenho meus dias frios – no meu caso, literalmente! -, distantes, onde nada me faz ter nostalgia, nem mesmo uma velha música no rádio. Nenhuma foto, cheiro ou objeto pode me afetar. São os meus chamados “dias-carapaça”. A gente que vive “longe de casa” cria uma crosta, uma sorte de proteção contra os aroubos de melancolia e lamento que nos chegam, de repente, de vez em quando. Aquele mundo conhecido…

Leia mais Leia mais

Adoção não querida

Adoção não querida

Andrea, a adoção é algo que não me interessa.  Essa frase caiu feito uma bomba no meu peito frágil. Doeu tanto, que ele nem pode imaginar quanto. Ouvir aquilo da pessoa que você ama e com quem você está construindo uma família dói, faz mal, magoa e machuca. Não somos um casal com problemas de reprodução, GAD, e não precisamos fazer uso de nenhuma técnica reprodutiva para termos nossa filha biológica. Não passamos por nenhuma fase estressante e angustiante de…

Leia mais Leia mais

Por que sair (tão cedo) sem meu bebê?

Por que sair (tão cedo) sem meu bebê?

Meu post sobre sair sem nosso bebê criou uma certa “polêmica” num grupo onde participo . Não imaginei que esse assunto fosse dar tanto pano para manga… gostei dos comentários (TODOS, diga-se de passagem), até mesmo dos que me criticaram até morrer… tô brincando… me fez ter certeza absoluta que somos todas grandes mamães! Bem, não querendo me explicar, nem me justificar – afinal cada um faz da vida o que quer, não é mesmo? – vou aqui descrever um pouco melhor…

Leia mais Leia mais

Como escolhemos o nome da nossa filha

Como escolhemos o nome da nossa filha

Esses dias me peguei pensando sobre quando tomamos a decisão de colocar esse ou aquele nome no nosso bebê. A forma e quando isso aconteceu foi bem interessante… Durante boa parte de minha gravidez, meu marido e eu não sabíamos o sexo do bebê, por decisão própria. Infelizmente, mais no final da gravidez, por forte pressão familiar dos dois lados, resolvemos ceder e descobrir o sexo da nossa menininha. Enquanto não sabíamos de nada, milhares de nomes femininos e masculinos…

Leia mais Leia mais

Sair sem seu bebê

Sair sem seu bebê

  A primeira vez q saí e deixei minha filha em casa foi pra comemorar aniversário de casamento, durante umas duas horas. Ela tinha 20 dias de nascida. Por que eu fiz isso com um bebê tão novinho? Porque moro distante de minha família (e da do meu marido) e não temos babá – fora o fato de eu não confiar em ninguém. Minha mãe estava passando uns dias conosco (final de uma temporada de dois meses) por conta do…

Leia mais Leia mais

Durma bem, meu bebezinho…zzzz

Durma bem, meu bebezinho…zzzz

  Quem não sonhou (ou desejou) voltar do hospital com seu pequeno querubim super calmo, dar de mamar às 22h e só acordar lá pelas 6h da manhã do dia seguinte? Utopia, diriam algumas mães. Bem, acho que não seria o caso de falar de milagres, mas acho que existe esperança… A primeira noite em casa, depois do retorno do hospital, é normalmente bem movimentada para os novos papais. O sono do bebê poderá ser mais agitado porque ele se…

Leia mais Leia mais

Perfil das famílias da creche da minha filha

Perfil das famílias da creche da minha filha

  Uma coisa que me surpreendou bastante na primeira reunião de pais e mestres na creche da minha filha foi o número de famílias monoparentais (mononuclear). Sei que numa reunião como essa, os pais não vão em casais, afinal, elas acontecem no fim do dia de trabalho, fim de tarde e muita gente não pode faltar o trabalho ou sair mais cedo. E, às vezes, tem que ir a duas reuniões ao mesmo tempo, a do flho mais novo e…

Leia mais Leia mais

Pai tem depressão pós-parto?

Pai tem depressão pós-parto?

Você acha que só as mulheres que sofrem de depressão pós-parto? Pense duas vezes. Depressão pós-parto pode atingir os homens também! De acordo com um psiquiatra de Vancouver que estudou as pessoas e os seus episódios depressivos, Dr. John Oliff, homens também sofrem desse mal, e eu não sabia. O pesquisador canadense do Institutes of Health Research (CIHR) estima que até 15% dos novos papais possam viver a experiência da depressão pós-parto juntamente (ou não) com suas mulheres. “Com as…

Leia mais Leia mais

Síndrome do pai triste

Síndrome do pai triste

Você acha que só as mulheres que sofrem de depressão pós-parto? Pense duas vezes. Depressão pós-parto pode atingir os homens também! De acordo com um psiquiatra de Vancouver que estudou as pessoas e os seus episódios depressivos, Dr. John Oliff, homens também sofrem desse mal, e eu não sabia. Só que eles sofrem de maneira diferente. A difícil relação com o parceiro, perder um emprego ou um bebê com cólica pode resultar em depressão pós-parto num homem. Alguns especialistas chamam…

Leia mais Leia mais

O momento mágico da espera (da cegonha)

O momento mágico da espera (da cegonha)

Quando me descobri grávida, comecei a imaginar tudo aquilo que um filho poderia representar em minha vida. E, por mais que a gente sonhe em ser mãe desde criancinha é praticamente impossível, acredito eu, perceber a magia disso tudo. Para mim, gravidez pode ser comparado a uma viagem. Uma bela viagem, planejada (às vezes) e esperada, cheia de aventuras, onde se misturam excitação e ansiedade. Lugares, até então desconhecidos, serão visitados; paisagens magníficas serão vistas e coisas belíssimas serão vividas….

Leia mais Leia mais