Síndrome do pai triste

Síndrome do pai triste

Síndrome do pai triste

Você acha que só as mulheres que sofrem de depressão pós-parto? Pense duas vezes. Depressão pós-parto pode atingir os homens também! De acordo com um psiquiatra de Vancouver que estudou as pessoas e os seus episódios depressivos, Dr. John Oliff, homens também sofrem desse mal, e eu não sabia. Só que eles sofrem de maneira diferente.

A difícil relação com o parceiro, perder um emprego ou um bebê com cólica pode resultar em depressão pós-parto num homem. Alguns especialistas chamam de “síndrome do pai triste”, a depressão paterna pós-parto ou transtorno de humor paterno pós-parto, este último, inclui depressão e ansiedade.

Não se deve subestimar os danos que uma depressão pode causar em um papai, diz Oliff. Uma situação assim tem o poder de tornar uma relação disfuncional. Aqueles caras que são mais fechados, que não estão alegres, que parecem mais cansados, dormindo mais ou que não conseguem interagir com as pessoas à sua volta são fortes candidatos a uma depressão. Se esses sentimentos durarem mais de duas semanas, um médico deve ser consultado.

Pais tristes mostram sua depressão de uma forma diferente das mães, diz o Dr. Oliff. Eles se demonstram agitados, agressivos ou recuados. E justamente porque essas características não estão ligadas à depressão, é que não se identifica a depressão pós-parto em muitos homens. Mulheres choram: elas dizem como se sentem. Já os homens, eles têm muita dificuldade em atribuir um sentido ao que sentem.

A pesquisa canadense mostra, ainda, que os homens são mais susceptíveis de se afundar no álcool ou nas drogas, do que ter comportamentos arriscados ou de excesso de trabalho. Fora isso, homens que tiveram depressão no passado são mais susceptíveis de ter depressão mais uma vez, na chegada de um bebê na história.

Uma boa forma de começar a resolver o problema pode ser entrar em contato com alguém que tem conhecimento concreto do que significa ser pai. O que se ouve de homens deprimidos é que eles se sentem melhor quando tem alguém para conversar. E já que os homens gostam de se sentir no controle… muitas terapias atualmente os orientam através de estratégias de auto-gestão.

Diz-se por aí, que as mulheres são as guardiãs da saúde de suas famílias. Mas, idealmente, seria bom que os homens pudessem ser responsáveis pela saúde deles mesmos (incluindo a saúde mental). Isso os colocaria no papel de chefe, de novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *