Higiene bucal dos bebês – Fase II
Quem falou que bebê não escova os dentes? Só porque sua coisinha fofa não tem nenhum dentinho (aparente) ainda, não significa que ele não precise de cuidados e higiene.
Muito pelo contrário, é bem antes dos dentes saírem que a higiene bucal e a preparação das gengivas devem começar.
Podemos dizer que a higiene bucal dos bebês possui 3 fases: do nascimento até o nascimento dos primeiros dentinhos, a aparição dos primeiros dentes e a dentição completa. Aqui estão algumas dicas de como proceder na segunda fase.
Aparição dos primeiros dentinhos
Assim que 4 a 6 dentinhos de leite tiverem aparecido na boca da criança, introduza o hábito de usar uma escova de dentes.
Comecei colocando meu bebê no braço enquanto escovava os dentes e a curiosidade tomou conta. Ela queria escovar os dentes também! Tratei logo de comprar uma escova de dente para bebês e começar a desenvolver o hábito de escovarmos juntas os dentes, todas as manhãs.
Após as refeições e antes de deitar, utilize a escova para limpar os dentes novos e acalmar as delicadas gengivas. Em seguida, continue a limpeza das gengivas com uma gaze ou um pano úmido e limpo. Sob a sua supervisão, permita que seu bebê pegue a escova nas mãos e use-a como queira (na boca, claro), para que ele aprenda a escovar bem os dentes sozinho. Com o tempo, e conforme o nível de entendimento do bebê, vá dando indicações de como segurar a escova corretamente, de como passar a escova, de onde limpar com mais atenção, etc.
Minha sugestão para essa fase:
Infant Toothbrush da Safety First
Ela foi modelada a partir de uma escova de dente normal, mas possui cerdas de borracha macias para as gengivas sensíveis. A criança pode segurá-la facilmente graças ao cabo emborrachado e aderente.
- Sempre enxágüe bem a escova antes e depois do uso.
- Lembre-se de que as escovas de dente devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses.
- Toda pergunta sobre a higiene dentária de seu filho deve ser feita a um dentista, sem tardar.
ATENÇÃO: A supervisão de um adulto é necessária. Não deixe seu bebê/ filho andar ou correr com uma escova nas mãos. Ela não é um brinquedo! Não permita que ele brinca com ela.
A melhor forma de educar é dar o bom exemplo. Não saia pela casa andando e escovando os dentes. Faça isso no banheiro, na pia. Seu filho lhe imitará.
Leia mais: Higiene bucal dos bebês – Fase I