Você dorme com seu bebê ?
Pra começar, acho que a pergunta está mal feita. Não seria melhor, seu bebê dorme com você? Sim, normalmente é esse o caso, trazemos nosso bebê para dormir no nosso quarto, seja no bercinho dele, seja na nossa cama.
Em várias culturas, os pais dividem, numa boa, a cama com o bebê. E algumas pesquisas aqui na Terra do Gelo mostraram que a maioria dos canadenses/ americanos o fazem também, mas de vez em quando. Aqui em casa, desde o primeiro minuto de vida, Julie dorme conosco. Ela até tem a cama dela, teve o berço dela, mas dorme, efetivamente conosco. De vez em quando, vai pra lá, por uma questão de barulho, ou porque queremos ver o filme em casal, ou porque ela está com vontade de fazer diferente. Mas, acaba voltando, por enquanto, por causa da mamada.
Os adeptos da prática – chamada por alguns de cama compartilhada ou cama familiar – advogam que ela facilita a amamentação e que o bebê gosta do acochego quentinho (e próximo) da mamãe, que, por sua vez, dorme bem também. Mas, para dormir com seu bebê, vários cuidados devem ser tomados. Além das recomedações que você encontra no post « Dormir tranqüilo », os pais que dormem com seus bebês devem, para total segurança, considerar as seguintes recomedações e EVITAR:
- Fumar – Mulheres que fumam ou que fumavam durante a gravidez não devem dormir com seu filho.
- Beber álcool – Se você não estiver sóbria, ou seu companheiro, evite dormir com seu bebê. A mesma coisa vale para quando não estiver se sentindo bem, tonta ou com perdas de consciência.
Fora isso, verifique a segurança da cama. Mais vale um colchão no chão com a turma toda em cima, que um bebê na beirada da cama, com grandes e totais riscos de queda. Ou uma cama bamba, que pode cair com o peso de todos. Observe tudo e assegure-se de que não há riscos do bebê ficar entalado entre o colchão e a parede, ou passe a cabeça pelas partes da cama.
NUNCA, NUNQUINHA
Durma com um bebê num colchão d’água ou num colchão mole. Grandes riscos de sufocação.