Dicas para uma casa saudável
Manter sua casa limpa e bonita é muito mais uma questão de coisa que não se vê que o contrário. Eu explico… a gente vive querendo limpar o que a gente vê e toca, mas muitas vezes, o sujo está onde se menos procura…
- Dê uma olhada no telhado, verifique se as telhas estão no lugar para evitar que a chuva molhe a laje, causando mofo e infiltração. Mofo em casa, por menor que seja a área afetada, pode causar sérias doenças!
- Algumas casas mais antigas, lá dos anos 60, foram pintadas com tinta que continha chumbo – que pode causar envenenamento a longo prazo (lembram da novela Negócios da China?) – portanto, nada de lixar parede antiga para pintar de novo. Se esse for o caso, contrate o serviço de um pinto profissional que vai saber como lixar a tinta e eliminar esse produto da sua casa, da melhor forma possível.
- Sei que aquelas venezianas de plástico (ou madeira) são bem práticas e até baratas para instalar, mas não são a melhor solução no que se refere ao acúmulo de pó e ácaros (para alérgicos à poeira). Prefira as cortinas (veja o post como escolher cortinas?), de tecido simples, laváveis.
- Use um exaustor na cozinha para eliminar a umidade e os gazes do cozimento que podem causar (ou aumentar) o mofo em casa – o que provoca alergias e irritações respiratórias, sobretudo em crianças.
- Se você tem animais de estimação, escove-os no quintal ou no jardim, ou até na varanda, lave as camas e aspire a casinha frequentemente para controlar o pêlo. Você também pode usar, várias vezes por semana, uma escova de pêlos para móveis.
- Mantenha o chão seco e sem mofo, assegurando-se de que as goteiras e os ralos não estejam entupidos e que levam a água direto para fora de casa.
- Use uma máscara de poeira para fazer a limpeza semanal para evitar reações alérgicas.
- Se necessário (depende do clima onde vive e da casa), ligue um desumidificador durante o verão para evitar o desenvolvimento do mofo em tecidos e móveis/ estofados.