Começando na escolinha
Duas semanas atrás, foi a volta às aulas para a minha pequena. Ops, para a minha crescida Julie. Ela começou o primeiro ano do que eles chamam aqui de escola « pré-maternal », que vai dos três ao fim dos quatro anos. Em seguida, vem o ano de escola maternal e o primário.
Meu Godizinho, minha filha cresceu. Já quase três anos! Começando numa nova turma, com novos amiguinhos crescidos, nova educadora e novo programa de « estudos ». Como ela já conhece o lugar, já que frequentava a creche lá no ano escolar anterior, a adaptação foi muito suave, guiada pela própria escola. Primeiro, uma mudança de sala, ainda com os mesmos coleguinhas, em seguida, uma mudança de coleguinhas, e depois a chegada da nova educadora.
Mas, para alguns pais, a hora de começar na educação infantil significa começa do zero, adaptação longe dos pais, com gente nova, com amiguinhos, com disciplina. Por isso, recomendo algumas coisinhas básicas :
Conheça a nova escola – Faça uma “excursão” à escola com seu filho. Comece o trajeto até a escola a partir da garagem, enquanto ele entra no carro. Mostre pontos de referência no caminho. Ele vai se localizar pouco a pouco e perceber que não é (tão ?) longe de casa.
Prepare-o para a separação – Antes do primeiro dia de escola, deixe seu filho com alguém para ele se acostumar a estar separado de você. Tranqüilize seu filho – transmita o máximo de segurança que puder a ele. O primeiro dia do jardim de infância é essencial para que ele se sinta seguro. Explique o que é ele vai fazer lá : na escola, você pode fazer amigos, divertir-se… Você pode comprar o material escolar com ele, dizendo ser de gente “grande” : um estojo bonito, um avental legal …
Chegado o grande dia, desperte o seu filhote com antecedência suficiente para evitar o rush e para evitar um cansaço dele durante o dia. E evite gente demais na chegada à escola. Pai, mãe, irmãos e irmãs, você pode ter certeza que seu filho não vai querer deixar este mundo pela escola. Idealmente, uma pessoa apenas.
Na escola, apresente-o à professora, mostre os amiguinhos, mas não se demore muito, mesmo se ele começar a chorar. Dê segurança a ele dizendo a que horas virá buscá-lo, não exatamente em números, mas em fatos : venho depois que você acordar do soninho da tarde, ou depois do lanche, ou quando você estiver brincando no pátio, etc. E não esqueça de dar-lhe um grande beijo.
Na hora de ir buscá-lo, cumpra a promessa, seja pontual. Ele estará esperando impacientemente por você, então não falhe. E chegando em casa, concentre-se nele. Dê atenção suficiente à sua cria. Assim, ela entenderá que a escolinha não mudou nada na rotina de casa. Você estará sempre lá, pronta para brincar ou cuidar dela.
One thought on “Começando na escolinha”
Gostei deste site
Kelly Martins