Entendendo uma televisão de tela plana
Televisores de tela plana são agora mais acessíveis e, portanto, mais e mais populares. O que você precisa saber antes de comprar um?
Diferentemente dos modelos tradicionais, os televisores de tela plana não usam um tubo de raios catódicos, mas outra tecnologia que fornece uma imagem melhor e pode oferecer telas muito maiores, de até 80 polegadas – tamanho impensável para uma TV CRT, que pesam mais de 200 kg (uma tela de plasma deste tamanho pesa cerca de 70 kg). O televisor é muito fino: 7 cm a 8 cm apenas, o que te permite anexar à parede, ou a um suporte vertical. Em suma, o televisor se adapta à decoração com elegância, o que muitos apreciam.
Para visualizar imagens, TVs tela plana, utilizam uma dessas tecnologias: plasma ou LCD. Na tecnologia de plasma, um gás coberto com fosforescentes (corpos luminescentes inflamáveis de cor vermelha, azul e verde) rodeia cada pixel (os pontos individuais que compõem a imagem exibida na tela), formando uma pequena cela. São pequenos eletrodos colocados acima e abaixo das células que ajudam a passar corrente elétrica.
Os fosforescentes são estimulados e, em seguida, produzem uma cor clara. Juntos, todos os pontos coloridos compõem a imagem. O princípio do visor de cristal líquido (ou LCD) é bastante semelhante: uma corrente elétrica é projetada sobre as células que contêm pixels, exceto que, em vez de estar cercado por gás, eles estão cheios de cristais líquidos que o filtro colorido (en passant, o mesmo encontrado em computadores portáteis).
Você disse plana?
Embora existam as tradicionais TVs tela plana (televisores não arredondados, como no passado), as vulgarmente conhecidas como televisões de tela plana são as novas televisões digitais de plasma ou LCD fino. Um olhar sobre a parte de trás do aparelho e no preço desfazem, rapidamente, qualquer confusão.