Voltar a trabalhar (ou não?)
A pergunta para a maioria das mães nos dias de hoje não é se elas vão voltar a trabalhar um dia, mas quando. Aqui na Terra do Gelo, 70% das mulheres com crianças em idade pré-escolar trabalham fora.
As mulheres retomam o trabalho por diversas razoes, incluindo (mas não limitando) necessidades financeiras, avanço na carreira, satisfação pessoal, expectativas familiares e até pressão cultural. Se você tiver a opção de continuar em casa, cuidando de seus filhos, é importante lembrar algumas coisinhas:
Essa não é uma escolha do tipo “ou tudo ou nada”. As mulheres de hoje enfrentam desafios que suas mães nunca nem sonharam, mas elas também têm alternativas. Nos últimos anos, algumas mulheres bem criativas inventaram novas formas de trabalho (não tradicionais) como free-lance, partilhando a função no trabalho e até começando seus próprios negócios.
Qualquer que seja sua decisão, ela não é para sempre. Antigamente, casamento e filhos queriam dizer abandonar o trabalho ou a carreira de vez. Hoje, não mais. Muitas mulheres passam anos em casa, por opção, cuidando de tudo e de todos, e depois, retornam ao campo de batalha (o mercado de trabalho).
Não importa a decisão que você tome, o importante é que ela seja a SUA, e de ninguém mais. Não deixe que nada, nem ninguém – a mídia, a sociedade, a família, os amigos próximos, ou até sua expectativa interna – ditar o que você deve fazer. Faça o que lhe parecer certo para você e sua família.