Desorganizadamente organizado

Desorganizadamente organizado

 

Como já falei muito do meu jeitinho desorganizado, de minhas tentativas de mudança de comportamento em casa, decidi contar o caso do meu querido avô materno, Sebastião.

Meu avozinho era um homem muito rígido, com muitos negócios e investimentos, com contratos e papeladas a vencer o tempo todo. Até hoje, não entendo como conseguiu ter tanto sucesso, sem uma secretária, um bom contador e um mínimo de organização na papelada. Ele conseguia ser organizado e caótico ao mesmo tempo. Como esses dois extremos podem existir juntos? No caso dele era assim: todo recibo importante de venda, compra, empréstimo e contratos assinados era “guardados” numa grande gaveta na sala de jantar, que ele criou especialmente pra isso.

Era legal saber que tudo que ele precisaria para preparar o seu imposto de renda, em abril do ano seguinte, estaria no mesmo canto. No entanto, encontrar algum recibo específico que ele estivesse precisando antes de março/abril do ano em questão, naquela gaveta, era um verdadeiro drama e ua missão quase impossível. Eu explico…

Ele queria o tal recibo da venda de 500 quilos de camarão a tal pessoa (ele era exportador de frutos do mar), mas não conseguia achá-lo. Ele sempre pensava que alguém o teria tirado da gaveta. Reclamava que minha avó, ou algumas da crianças, deveria ter tirado de lá, que eles não o ajudavam, que perdiam as coisas dele, tiravam tudo do lugar, etc. Mas, quem teria mexido ali? Minha mãe diz que a “bagunça” dentro daquela gaveta era tanta que ela tinha até medo de pôr a mão lá! O fato é que meu avô percorria a casa toda, mexia e revirava tudo por causa do tal papel, sem sucesso. Era uma verdadeira revolução, dizia minha mãe. Aí, dois ou três dias depois, ele vinha com rabinho entre as pernas dizer que tinha achado, enfim. Onde?, perguntava minha avó. Na gaveta, é claro.

Na verdade, ele agia assim, acusando todo mundo, devido à pressão que ele fazia sobre ele mesmo. Não tenho nenhuma dúvida de que essa atitude dele, de perder as coisas no meio da própria bagunça organizada, era uma forma de dizer/ mostrar para a esposa e os filhos como ele se preocupava com eles e que esperava estar fazendo a coisa certa.

Será que herdei os genes?

One thought on “Desorganizadamente organizado

  1. Andrea, digo a voce com todas as letras…Eu já vi esse filme e ainda hoje vejo, ele(meu paizinho) fará
    80 anos agora em setembro e eu faço de tudo para não
    ser igual a ele nesse sentido, mas é incrivel como somos parecidos.
    Beijos pra voce e sua filhota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *