Segundas-feiras

Segundas-feiras

Segunda-feira

Todo mundo marca coisas importantes para a segunda-feira. O tal regime vai começar segunda que vem; aquela mudança na sua rotina, você vai fazer na segunda; a busca pele emprego, a matrícula na academia? Tudo na segunda!

Sempre fizeram gozação comigo sobre isso. Porque eu sempre “adiava” para deixar pra começar algo importante na segunda-feira, no mês por vir ou até no ano seguinte. Não era desculpa, era organização. Sempre gostei de reservar um momento certo para dar o pontapé inicial, para meter as caras em qualquer coisa. Fazia listas, determinava prazos, meios para conseguir. Todo final de ano, fazia listas de metas para o ano seguinte. Tinha um ano para conceber aquilo tudo. E isso me ajudava a avançar… o ciclo começava no calendário, o trabalho nas metas começava junto.

Tudo na vida precisa de disciplina, de rotina e de repetição para se tornar hábito, coisa intrínseca. E segundo os psicólogos, isso tem explicação. O ser humano precisa de uma data, de um começo. E nada melhor que um início de ano, de mês ou de semana pra ajeitar os ponteiros e determinar o início do tal evento importante. É o começo do ciclo.

Mas, para que sua transformação, seu hábito ou sua empreitada tenha sucesso, você precisa, não somente estabelecer a data de início, como também o objetivo claro a ser alcançado e em quanto tempo. Determinações, metas, objetivos precisam de data de execução, de fim, de validade. Senão, esquecemos de fazer, nos permitimos adiar, pular dias, saltar etapas e mesmo assim, ainda querer ter sucesso. Impossível, né?

Portanto, pense sempre no que quer, escreva a meta em algum lugar, estabeleça o início seja na segunda, no primeiro dia do mês ou no ano par do calendário. O importante é achar esse ponto de partida… da inércia de repouso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *