Pai tem depressão pós-parto?
Você acha que só as mulheres que sofrem de depressão pós-parto? Pense duas vezes. Depressão pós-parto pode atingir os homens também!
De acordo com um psiquiatra de Vancouver que estudou as pessoas e os seus episódios depressivos, Dr. John Oliff, homens também sofrem desse mal, e eu não sabia. O pesquisador canadense do Institutes of Health Research (CIHR) estima que até 15% dos novos papais possam viver a experiência da depressão pós-parto juntamente (ou não) com suas mulheres.
“Com as mulheres, temos tendência a associar a depressão pós-parto com a mudança de hormônios. Mas com os homens, é sobretudo a forma como as coisas mudam, a situação social, ou o seu papel na sociedade, que interessam”, disse Oliff.
Ser privado de sono, que é um problema e tanto para os novos pais, pode ser difícil de viver. Mas o que é ainda mais difícil para muitos homens é ver como o relacionamento com seu parceiro muda, quando o novo membro da família nasce: “A atenção é toda do bebê”, cita o pesquisador.
Juntamente com o “cargo” de pai, vêm novas exigências. E isso pode perturbar os homens, que antes, se achavam no controle de qualquer situação. Sobretudo aqueles mais velhos, que estão bem profissionalmente, com a carreira bem estruturada e estabelecida, que esperam que a paternidade chegue naturalmente. Eles aprendem que eles têm novos desafios pela frente, como dar banho ou vestir o bebê, e até mesmo aprender a fazer supermercado. Para alguns homens, estas novas exigências podem ser um choque.
O mundo mudou e com ele, o papel do pai na família e na educação dos filhos. Aquele pai ausente, que vivia apenas para o trabalho – o famoso “provedor” – morreu. Pais assim, ausentes e distantes das funções mínimas no cuidados dos filhos, eram muito populares antes. Agora, a moda é ser “engajado”, é trocar fralda, limpar cocô e preparar mamadeira. Espera-se que o homem esteja envolvido em algum nível.
Mas, pode haver um difícil equilíbrio em torno do que isso significa. Alguns homens não querem mudar fraldas, e eles DEVEM negociar esse novo papel.
2 thoughts on “Pai tem depressão pós-parto?”
Interessante a abordagem de um assunto tão controverso.
Olá Andrea,
Cheguei em seu blog através do google.
Por ter um blog sobre depressão pós-parto, sempre estou pesquisando sobre o assunto e para minha alegria encontrei o seu blog.
E acabei me identificando com algumas coisas…
Já tive a felicidade de morar em Vancouver por 2 anos, mas quando voltei conheci meu marido e meus planos de retornar acabaram por não acontecer!!!! Mas sei que fiz a melhor escolha!!! rsrsrs…mesmo tendo a certeza que amo o Canada!!!!
Sou professora de Inglês e tenho uma princesa de 16 meses, que foi e é o meu melhor remédio para vencer a depressão!!!!
Gostaria de parabeniza-lá pelo blog!!!! Por tantas matérias interessantes e úteis!!!
Tb gostaria de lhe convidar para visitar o meu blog e gostando por favor divulgue-o!!!!
http://www.depreposparto.blogspot.com
Obrigada e agora com certeza sou mais uma que vai estar te acompanhando!!!
Até..fiquem com Deus!!!!
Julien.