Vacinas não são apenas para as crianças!

Vacinas não são apenas para as crianças!

vacina

Dia desses, peguei um baita vírus aqui no Canadá. Quase me acabo de tão doente. Pesquisando na internet sobre o que tive, fiz descobertas maravilhosas sobre vacinas, vírus novos e muita coisa chata desse tipo que pode(ria) ser evitada/ amenizada com uma dose de vacina.

Mesmo se você tomou todas as vacinas quando criança, pode ser que seja necessário, quando adulto, receber uma nova dose para manter a imunidade adquirida. E pode ser também que você nunca tenha se tornado imune a algumas doenças contagiosas mais comuns. Não seja negligente com as vacinas. Elas podem salvar a sua vida!

Influenza (ou gripe) – Quando? Toma-se todos os anos.

É considerada, aqui no Canadá, uma doença respiratória grave. Eu não sabia, mas ataca milhões de pessoas todos os anos. E milhares delas morrem, por conta das complicações no restabelecimento. Daí, a grande campanha, todos os anos, para que a população se vacine. Na chegada do outono (outubro/novembro), me vacinei. O importante é que todas as pessoas da mesma casa se vacinem: adultos, crianças. Reduz os riscos de contrair/ transmitir a gripe e diminui os sintomas.

Difteria – Quando? Renova-se a dose a cada 10 anos.

Difteria é uma infecção bacteriana que pode causar graves problemas de saúde (sobretudo cardíacos e respiratórios) e até causar a morte (1 em cada 10 pessoas que contraem a difteria morre). Infelizmente, pouca gente sabe que pode se proteger bem ao tomar uma vacina (com dose renovada a cada 10 anos).

Tétano – Quando? Renova-se a dose a cada 10 anos.

É uma infecção causada por uma neurotoxina mordaz produzida pelo clostridium tetani, um micro-organismo presente no solo. Ela se manifesta por contrações musculares fortíssimas e é, em geral, fatal. Como a imunidade não dura a vida toda, é recomendável se vacinar a cada 10 anos.  E renovar a dose é mesmo importante, porque se a vacina estiver “vencida”, qualquer corte com objeto infectado pode despertar a doença.

Coqueluche – Quando? Renova-se a dose na idade adulta.

É uma infecção bacteriana que causa tosse persistente e problemas respiratórios. Como a tosse pode durar várias semanas, ela incomoda, atrapalha o sono e causa dores nas costelas. Adultos que contraem a doença podem infectar outras pessoas, sobretudo as crianças que estiverem por perto, que vivam com eles. Com as crianças, deve-se tomar EXTREMO cuidado, porque mesmo que não apresentem a doença, podem surgir outras complicações do tipo: pneumonia, convulsões, danos cerebrais e até, morte. Como a imunidade não dura a vida toda também, vale renovar a dose quando adulto.

E existem vários outros vírus e doenças que podem ser evitadas ao tomar uma vacina ou renovar uma dose “vencida”. Esteja alerta!

Em breve, voltaremos com mais dicas de vacinas a serem tomadas…

2 thoughts on “Vacinas não são apenas para as crianças!

  1. Oi Andrea,
    e agora? Você sarou? Espero que sim…

    Deixei selinhos pra você lá no blog… se puder passe por lá para pegar.

    Bjos

    Graci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *