A 1ª mamada do seu neném

A 1ª mamada do seu neném

Julie - 1a mamada

O aleitamento permite às mães de criar laços afetivos com seu bebê. Durante esses momentos, você é o universo dele.

Quando eu amamentei minha filha pela primeira vez, logo depois do parto, segundos depois de ver o rostinho dela pela primeira vez, e me emocionei bastante. Olhar o rostinho tão perto do meu, suas mãozinhas tão pequenas ainda fechadas ajudando a empurrar aquele corpinho todo melecado de liquido amniótico para o meu seio. Ver sua determinação em alcançar meu seio me deixou anestesiada. Era tanta alegria que eu não conseguia me conter!

É importante amamentar o bebê o mais rápido possível após o nascimento. Durante a 1ª hora de vida o bebê está mais alerta e mais disposto a mamar. Ele está impaciente para conhecer você e precisa do colostro – o primeiro leite que você secreta – um liquido cheio de energia que o protegerá contras as infecções.

Na verdade, trata-se do “primeiro leite”, um liquido claro e amarelado. É uma substância extremamente nutritiva que você preparou durante 9 meses só para ele, e o bebê o digere facilmente .

Amamente seu bebê a cada 2 ou 3 horas, ou assim que ele der sinais de que está com fome (livre demanda). No 3º ou 4º dia depois do nascimento, você terá a sua subida de leite e começará a produzir leite. A quantidade de leite aumentará e mudará de aparência para se tornar mais fluida e com uma cor mais clarinha (pálida).

Como em todo aprendizado, aprender a alimentar seu bebê no seio não acontece da noite pro dia. É preciso um pouco de paciência e muito apoio por parte de sua família e dos seus amigos.

P.S.: Na foto, a minha Julie na sua 2a mamada, de toquinha, mas sem banho, ainda com cheirinho natural de bebê que saiu da barriga fresquinha…

One thought on “A 1ª mamada do seu neném

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *