Limpeza de tapetes e carpetes

Limpeza de tapetes e carpetes

limpeza-de-tapete

A cada mudança de estação, limpeza “profunda” na casa! E uma das etapas mais importantes dessa limpeza, são os tapetes, capachos e estofados.

Pra mim, renovar os ares e a energia da casa é extremamente importante. E para um alérgico, esses objetos merecem uma atenção especial, visto que eles são capazes de concentrar milhões de bichinhos e toneladas de poeira. Portanto, aí vão duas dicas:

Torne seus capachos (e tapetes de entrada de cômodos) mais acolhedores – Bata-os bem, lave-os, dê umas batidinhas com uma vassoura (terrível para quem tem rinite! Use uma máscara). Dê-lhes os cuidados “mais difíceis” de limpeza que você puder. Eles estão na sua linha de frente contra os bichinhos da sujeira – mantê-los limpos o suficiente para que funcionem no pico de eficiência.

Limpeza de tapetes e estofados – Tecidos que tenham absorvido um inverno/verão (ou seja lá que estação for) do vale da sujeira, oleosidade corporal e germes DEVEM receber uma limpeza profunda para deixá-los prontos para mais alguns meses de desgaste – e para uma inspeção detalhada dos convidados.

Quando você estiver ensaboando tapetes ou limpando, ou ainda, limpando estofados com um limpador de carpetes alugado, teste primeiro em uma pequena (e discreta) área para ter certeza de que a perícia da máquina e que o tratamento não vão descolorir os tecidos ou causar manchas ao ser executado.

Economize tempo, movendo ligeiramente o mobiliário – não tire nada do cômodo ao qual pertence nem desencoste da parede, como diziam as velhas regras – e colocando as pernas de cada peça de volta ao lugar em cima de pequenos quadrados de papel encerado após a limpeza do carpete. O papel encerado irá proteger o seu tapete e evitar que as pernas dos móveis se molhem enquanto o carpete seca.

Abra as janelas para acelerar o processo de secagem, o que pode demorar um dia ou mais. Se você não for do tipo que aluga a maquina e faz você mesmo, torne a coisa mais fácil pra si mesmo e chame um profissional para realizar esse grupo de tarefas e aproveite para passar a manhã fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *