Amamentar: por onde começar?

Amamentar: por onde começar?

 

Bebês devem mamar, certo? Certo e errado. Certo que bebês devem se alimentar bem, mamando no peito. Errado é se desesperar, forçar, se descabelar. Você deve ser persistente, sem se deseperar, e oferecer o peito. Uma vez, duas, mil. Até conseguir.

Pode parecer, à primeira vista, que seu bebê quase não beba nada de leite. Mas, esteja certa, que se esse for o caso do seu bebê, isso é normal. Ele não bebe muito nos primeiros dias após o nascimento.

Em torno do 3º ou 4º dia, quando acontece a “subida de leite”, é quando seus seios começarão a produzir mais leite e seu bebê acompanhará a produção mamando MUITO! Assim que ele começar a mamar mais, assegure-se de lhe dar os dois seios e tente “esvaziar” ao menos um a cada mamada. Para ter uma base, é preciso ao menos 10 minutos de mamada para esvaziar um seio.

Os recém-nascidos precisam ser amamentados pelo menos oito a doze vezes em 24 horas. O que quer dizer amamentar a cada 2 horas em média.

Lembre-se que cada bebê tem um ritmo, tanto de mamar como de dormir (as duas principais atividades dele no momento) e o seu pode não ser do tipo a querer mamar a cada 2 horas, preferindo dormir mais. Ou ainda, não ser do tipo a querer esperar 2 horas para mamar e pedir “mais cedo” o peito e o carinho dele. Esteja atenta às necessidades do seu filhote! É ele que determinará seus dias.

Em torno da segunda ou terceira semana de vida, ocorre o que se chama “balão de crescimento”. E seu bebezinho parecerá esfomeado! Alimente-o sempre que ele peça (livre demanda). No mês que seguirá, seu bebê vai mamar menos frequentemente, mas bem mais copiosamente (e de forma duradoura).

Para manter sua produção de leite e sua energia, lembre-se de descansar o máximo possível (se der, tire um cochilo, deite-se no sofá, tome um banho relaxante enquanto bebê dorme) e beba bastante líquido.

E você, amamenta? Amamentou? Quer compartilhar sua história conosco? Ou então suas emoções ou sentimentos em relação ao texto?

Deixe-nos um comentário! Obrigada.

P.S.: Na foto, minha filha Julie mamando em seus primeiros meses.

 

 

One thought on “Amamentar: por onde começar?

  1. Quero saber qual é quantidade de leite materno que um bebe suga em média durante um dia.
    Obrigado
    Zenair

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *