Lixeirinha de pia, nem pensar!

Lixeirinha de pia, nem pensar!

Seguindo os passos do meu post do mês passado, Argh, que fedor é esse?, vou continuar a falar de lixo e lixeira.

Sabe aquela lixeirinha de pia que era uma moda anos atrás? Nem pensar! Aquilo é o maior acumulador de bactérias da paróquia! Se você ainda tem uma, por favor, dê cabo dela HOJE! Prefira uma lixeira no chão, onde você possa alcançar sem problemas, com um pedal (para evitar qualquer contato manual) e uma tampa bem hermética (assim, os odores não vão povoar sua casa!).

É importante higienizá-la frequentemente, limpar bem a tampa, a beira da lixeira onde tocamos sempre com a comida ou os restos quando vamos jogar fora. Claro, com um papel-toalha e desinfetante líquido. Nada de paninhos de limpeza (mais outro GRANDE acumulador de bactérias), esponjas, etc. Papel-toalha limpa e vai direto pro lixo. Assim, as bactérias vão junto.

Aqui na Terra do Gelo (veja a página acima sobre a questão), a coleta de lixo acontece uma vez por semana. Exato, uma vez por semana. Isso significa que você tem que acumular o lixo da família durante uma semana. O cheiro? Ou melhor, o fedor, é controlável no inverno, afinal, não se propaga. Mas, em tempos quentes e úmidos, temos que fechar bem os sacos menores que vão dentro do maior, e manter sempre tudo bem limpo. E a reciclagem (papelão, plástico e papel), é uma coleta à parte, uma vez a cada 15 dias. Precisamos então, de uma lixeira grande(167 litros) para o lixo semanal orgânico e uma lixeira gigantesca (500 litros), distribuída gratuitamente pela Prefeitura de Gatineau, para a reciclagem. Agora em maio, receberemos a lixeira de compostagem.

E que tal colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo da lixeirinha? Vai tirar todo o cheiro ruim. O lixo pingou lá dentro? Limpeza total! Coloque desifetante, esfregue, enxague e coloque pra secar ao ar livre. Mais um pouco de bicarbonato e pronto, está novinha!

One thought on “Lixeirinha de pia, nem pensar!

  1. Essa é a grande dica do mês. Parabéns! Adeus às bactérias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *