Uma gravidez sadia

Uma gravidez sadia

Um modo de vida saudável oferece as melhores condições possíveis para o crescimento de seu bebê e para uma sensação de bem-estar para você, durante a gravidez.

Uma coisa que amendronta, às vezes, as mulheres grávidas é o ganho de peso. O ganho de peso ideal depende de vários fatores, dentre eles o peso e estado nutricional da mãe antes da gravidez. Uma mulher de estatura mediana que engravida no seu peso ideal engordará, provavelmente entre 11 e 16 quilos, e um pouco mais que isso (entre 18 e 23 quilos) se estiver esperando gêmeos.

Como uma boa alimentação é muito mais importante que um ganho de peso exato, não deixe de procurar um nutricionista se você tiver dúvidas a respeito de suas necessidades diárias iu tiver necessidade alimentares especiais.

Durante a minha gravidez, eu segui a tabela abaixo, do Guia Alimentar Canadense (que está disponível em francês e inglês no site da Santé Canada).

  Entre 19 e 30 anos De 31 a 50 anos
Legumes e frutas 8 7
Produtos de grãos 7 6
Leite e substitutos 2 2
Carnes e substitutos 2 2
Oléos e ácidos graxos 2 a 3 colheres de sopa de óleo vegetal/ dia

• A tabela acima é a recomendaçõa diária para uma mulher não-grávida. Nessa situação, eu comia umas 2 ou 3 porções a mais de um dos tipos acima citados. Não 2 ou 3 a mais em cada categoria. Você está apenas grávida e não precisa comer por dois.

• Comia muitas frutas e legumes, sobretudo legumes verdes (escuro) e um legume laranja por dia. O melhor também é de comer a fruta ao invés de tomar o suco dela.

• Integrava alimentos ricos em cálcio às porções suplementares. Leite e bebidas de soja são excelentes fontes de cálcio e vitamina D.

• Tentava comer pelo menos 2 porções de peixe por semana. Era bom por causa do omega 3. Comia salmão, truta, sardinhas frescas (nada de enlatados), anchovas, tilapia e atum. Nesse último caso, valia o enlatado, de vez em quando.

• Tomava diariamente um complemento vitamínico pré-natal com 0,4 mg de ácido fólico, desde que descobri a gravidez. Mas, o ideal é começar a tomar desde que você parar de tomar anticoncepcional (para conceber). O ácido fólico é importantíssimo porque previne anomalias como spina bifida, que surge no começo da gravidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *