Pequenas dicas de economia

Pequenas dicas de economia

Você sabia que 25% da energia doméstica, nas regiões frias, é usada para aquecer água? Justamente por isso, devemos estar mais atentos ao nosso aquecedor de água em casa.

  • Para economizar água (quente, inclusive), quando lavar seus pratos à mão, encha sua pia d’água ao invés de deixar a água corrente.
  • Diminua a temperatura do aquecedor e veja se essa mudança é aceitável na sua vida doméstica. A variação de apenas um grau muda consideravelmente o consumo de energia para uma casa inteira e pode não ser uma mudança tão significativa para o uso.

Se a mudança não lhe afetar negativamente, tente diminuir um pouco mais. Veja seus limites!

  • Tente sempre encher sua máquina de lavar (seja a de roupa ou a de louça) – você fará menos lavagens e usará menos água e sabão, em ambos os casos.

Quanto à roupa, leia bem as etiquetas, pois nem todas as roupas “precisam” ser lavadas em água quente.

  • Se o aquecedor da sua casa é antigo, faça uma revisão para ter certeza de que ele está funcionando de modo eficaz.
  • Ainda, uma boa idéia pode ser cobrir o reservatório com um “envelope térmico” (peça conselhos a um especialista), pois é um bom meio de economizar nos gastos com o aquecimento de água, em áreas mais frias, onde o banho é inevitavelmente quente/ morno.
  • Você vai viajar? Sair de férias? Diminua ao máximo a temperatura do aquecedor, desligue os aparelhos que ficam em stand by e viaje tranqüilo– sua conta de energia não estará nas alturas quando você voltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *