Browsed by
Category: Economia (Doméstica)

Estratégias para economizar na vida doméstica e pessoal, dicas e sugestões
Comprar alimentos prontos, ou não?

Comprar alimentos prontos, ou não?

Dizem que comprar alimentos prontos é muito mais caro. Isso é verdade, pode comparar. Junto com o comentário do custo, vem o da saúde. É MUITO mais saudável cozinhar você mesma uma sopinha, um prato legal, que comprar feito. Sabe-se lá o que tem lá dentro! Quanto de sal foi colocado? Tem muitos conservantes? corantes artificiais? E que tipo de gordura foi usada? E por aí vai… Aí, diante de tantos aspectos negativos, você decide que vai cozinhar tudo você…

Leia mais Leia mais

Lavar roupa com água fria

Lavar roupa com água fria

Isso pode não ser um problema tão sério aí no Brasil, mas aqui, país frio durante mais de 6 meses do ano, o uso de água quente/ morna na lavagem de roupas é um caso sério. Várias campanhas na tv, rádio, revistas são sobre isso, tamanho é o uso e o abuso. Algumas vezes, usar água quente na lavagem é um mal necessário, porque ajuda a não “congelar” as roupas na máquina, não as deixa gelas e endurecidas antes de…

Leia mais Leia mais

Vida (compras) exagerada(s)

Vida (compras) exagerada(s)

Sempre fomos muito estragados lá em casa (digo, casa dos meus pais), sempre tivemos tudo em grande quantidade, exagero, fartura por medo de faltar, eu acho. Dizem que é coisa de cearense, mas não sei não… acho que é mal hábito mesmo. Fato é que, com o passar dos anos, a globalização, a estabilidade financeira, etc, mudamos nossos hábitos de compra/ estoque de coisas. E assim, começamos a viver uma vida mais perto do normal. Nada mais de acúmulos, milhares…

Leia mais Leia mais

Lixeira para a Cozinha

Lixeira para a Cozinha

Escolha o modelo segundo as dimensões da sua cozinha: uma lixeira de grande capacidade num espaço pequeno pode trazer alguns problemas de praticidade e higiene. Seja bem chata em relação à solidez e à facilidade de limpeza e manutenção. Escolha uma lixeira com recipiente interno (se for o caso) removível, pois será mais fácil de trocar o saco, sobretudo se for maior que 30 litros. O melhor modelo ainda é aquele pequeno, com pouca capacidade (entre 15 e 30 litros)…

Leia mais Leia mais

Abrindo os olhos pros gastos

Abrindo os olhos pros gastos

Já fui uma consumista nata. Admito que gostava de comprar, gastar, ter o prazer de entrar numa loja –de qualquer coisa, diga-se de passagem – e comprar, nem que seja um prego. E sair com a sacolinha. Mas, isso foi nos meus tempos de solteira, de vida sem partilha, outro momento. Hoje, mãe de família, casada e com contas a pagar mais altas que na solteirice, além do mais, madura, vejo que a história do compra-compra precisa ter uma certa…

Leia mais Leia mais

Como escolher uma boa lixeira ?

Como escolher uma boa lixeira ?

Vários critérios devem ser levados em conta na hora de escolher sua lixeira, assim, você poderá aproveitar ao máximo o que o modelo pode te oferecer e simplificar sua vida. Nunca pensou que escolher a lixeira perfeita fosse importante? Aqui vão algumas dicas: Para Banheiros De preferência, uma lixeira pequena ou média (de 3 a 5 litros). Na verdade, para evitar a proliferação de bactérias e de odores fortes e desagradáveis, é fundamental que você troque frequentemente o saco de…

Leia mais Leia mais

A reforma da minha cozinha

A reforma da minha cozinha

Nos mudamos tem quase 2 anos para uma casa. Eu AMAVA a cozinha do nosso apartamento e, apesar de ter uma mais espaçosa agora, não gosto tanto assim dela. Dando uma olhadela, já conseguia identificar os “problemas”: armários de tamanho maravilhosos, no lugar certo, mas com cara de velhos, apesar de serem de madeira pura, nada de compensado. Muito escura para uma quase cega, com luminárias feias e na moda de 1900 e cocada. Tenho horror a minha pia que…

Leia mais Leia mais

Era uma bandeja de gelo…

Era uma bandeja de gelo…

Quando eu morava no Brasil, uma bandeja de cubos de gelo para mim, era apenas uma bandeja de gelo e pronto. Mas, aqui na Terra do Gelo, como o próprio nome já diz, descobri que posso usá-la para uma tonelada de coisas diferentes, além de fazer gelo e para além da cozinha também. Todo mundo tem uma dessas em casa, que vem na compra da geladeira, mas você comprar umas bandejinhas a mais naquelas lojas de 1,99 bem baratinhas e…

Leia mais Leia mais

Vivendo ecologicamente na Terra do Gelo

Vivendo ecologicamente na Terra do Gelo

A Terra do Gelo (visita a página que eu escrevi lá no meu blog sobre ela), vulgo Canadá, está, certamente, na crista da onda no que se refere à ecologia, à preservação ambiental e atitudes verdes (ecológicas). Há anos se fala de proteção ao meio ambiente, se muda conceitos e hábitos. Cerca de 50 anos atrás, foi publicado o livro Silent Spring, de Rachel Carson – o livro que lançou o movimento de proteção ao meio ambiente, tal qual o…

Leia mais Leia mais

Tentações do shopping

Tentações do shopping

Gosto de shoppings, e, inclusive, moro perto de um (não foi proposital, claro). Gosto de ter as facilidades de um centro comercial perto de casa. Achar tudo num só lugar, gastando apenas uma ida, uma gasolina é positivo. Porém, concordo com aquelas que pensam, como minha cunhada, que shopping é centro de consumo exagerado, um local para estimular a compra desregrada, cheio de tentações e com muitos tentáculos para nos agarrar. Justamente, outro dia, fui tomar um café com uma…

Leia mais Leia mais