Higiene bucal dos bebês – Fase I
Quem falou que bebê não escova os dentes? Só porque sua coisinha fofa não tem nenhum dentinho (aparente) ainda, não significa que ele não precise de cuidados e higiene. Muito pelo contrário, é bem antes dos dentes saírem que a higiene bucal e a preparação das gengivas devem começar.
Podemos dizer que a higiene bucal dos bebês possui 3 fases: do nascimento até o nascimento dos primeiros dentinhos, a aparição dos primeiros dentes e a dentição completa. Aqui estão algumas dicas de como proceder na primeira fase.
Antes dos dentinhos saírem
Desde os primeiros dias após o nascimento, você já pode começar uma boa higiene dentaria em seu bebê. Para ajudar a eliminar a placa e as bactérias, limpe as gengivas de seu bebê com uma gaze ou um paninho úmido logo depois de tê-lo amamentado (ou segundo as recomendações de seu dentista).
No meu caso, escolhia uma das mamadas do dia que não era seguida de sono imediato para fazer a limpeza. Passe a gaze delicadamente nas gengivas, como se estivesse fazendo um carinho. Além da boquinha do bebê ser muito pequena, é super delicada. Não esfregue, não use nenhuma força, apenas passe a gaze para limpar.
Quando o primeiro dentinho começar a rasgar a gengiva (geralmente, entre 6 e 12 meses), use um estimulador de gengivas para diminuir a dor e massagear as gengivas sensíveis do bebê. Continue a limpeza dos dentinhos com um pano úmido e limpo.
Minha sugestão para essa fase:
Hospital’s choice safety first (gum stimulator)
Em borracha flexível, o estimulador de gengivas possui uma extremidade arredondada e texturizada que estimula delicadamente, e de maneira eficaz, as gengivas sob todos os ângulos.
-
Sempre enxágüe bem a escova antes e depois do uso.
-
Lembre-se de que as escovas de dente devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses.
-
Toda pergunta sobre a higiene dentária de seu filho deve ser feita a um dentista, sem tardar.
ATENÇÃO:
A supervisão de um adulto é necessária. Não deixe seu bebê/ filho andar ou correr com uma escova nas mãos. Ela não é um brinquedo! Não permita que ele brinca com ela. A melhor forma de educar é dar o bom exemplo. Não saia pela casa andando e escovando os dentes. Faça isso no banheiro, na pia. Seu filho lhe imitará.