Durma bem, meu bebezinho…zzzz
Quem não sonhou (ou desejou) voltar do hospital com seu pequeno querubim super calmo, dar de mamar às 22h e só acordar lá pelas 6h da manhã do dia seguinte? Utopia, diriam algumas mães. Bem, acho que não seria o caso de falar de milagres, mas acho que existe esperança…
A primeira noite em casa, depois do retorno do hospital, é normalmente bem movimentada para os novos papais. O sono do bebê poderá ser mais agitado porque ele se encontrará num ambiente diferente do quarto do hospital, longe do choro de outros bebês e da claridade contínua dos últimos dias, ou o contrário, num local barulhento demais comparado aos dias anteriores. Além disso, os recém-papais se preocupam se o bebê se acorda frequentemente e se precipitam, para ver se ele ainda está respirando já que não acordou tanto quanto eles estavam esperando. Essas reações são perfeitamente normais.
Com o tempo, você vai aprender a conhecer seu filho e a como administrar essa insegurança nas diferentes situações do cotidiano. Dê-se tempo para cativar seu bebê e não se culpe (de jeito nenhum) porque (parece) não estar fazendo tudo perfeitamente.
Estabelecer uma rotina na hora de dormir constitui uma prática que pode ajudar, e muito, desde as primeiras semanas de vida. Se o período mais ativo de seu bebê for à noite, e você quiser aproveitar esse momento do dia com seu marido, por exemplo, que tal tentar essa rotina abaixo?
Dê banho no bebê uma hora antes da refeição (peito ou mamadeira). Você pode dar sequência ao banho com uma massagem para que ele relaxe bastante. Na hora da refeição, dê de mamar num clima de relaxamento, faça-o arrotar e deite-o logo em seguida, para que durma na cama dele. Com uma semana de rotina, você deverá ter alcançado resultados positivos para uma noite prolongada de sono.
Lembre-se de que não é só “tirar uma mamada noturna” (ou mamadeira) e pronto, seu bebê vai dormir a noite inteira. Alguns bebês precisam mesmo de leite durante a noite. É conveniente escolher o momento certo para retirar essa mamada. É prematuro fazer isso com um recém-nascido, exceto se for ele mesmo que decidir isso, chegando a hora de mamar, não acordar com fome e continuar dormindo bem. Tem que ter MUITO cuidado em não deixar um bebê que precisa de leite com fome durante a noite. Isso vai atrapalhar sua rotina, seu sono e sua alimentação.