Etapas básicas de uma troca de fralda
Seu bebê tem uma semana ? um mês? Um ano? Não importa a idade, essa é a tal da atividade que você repete umas 10, 12 vezes ao dia, nas primeiras semanas de vida do bebê e não desaprende mais. Então, assumindo que você já deve ter virado craque em trocar fraldas, aproveito para revisar (com você) algumas etapas básicas:
Prepare tudo antes de começar a troca da fralda e coloque todo o material ao alcance da mão. Mas, prepare TUDO mesmo, até a roupinha extra, em caso de « explosão ». Uma vez que você terá o bebê nos braços, ou meio pelado em cima do trocador, ou da cama, nada será fácil de alcançar se estiver muito longe. Além de ser EXTRAMENTE perigoso.
NUNCA DEIXE UM BEBÊ SEM SUPERVISÃO EM CIMA DO TROCADOR!
- Se o bebê tiver feito apenas xixi, enxague o bumbum apenas com água pura. Sabõa demais seca a pele. Ou passe um lenço umedecido, claro.
- Abra a fralda e, se ela estiver cheia (de cocô, claro), pegue um lenço umedecido para tirar o máximo de fezes possível do bumbum do bebê e coloque na fralda aberta logo abaixo;
- Em seguida, comece os procedimentos de “limpeza” mais pesada do bumbum, sempre com lenços umedecidos (ou pode ser com bolinhas de algodão embebidas em água morna apenas ou com um pouco de chá de camomila);
- Retire a fralda suja, feche-a ou enrole-a para evitar qualquer desastre.
- Lave a bundinha do bebê com sabão neutro e água morna, de preferência. Eu evito, o quanto posso, o uso dos lenços umedecidos. Reservo o uso para quando estou fora de casa, pela praticidade, claro. Enxague bem. No caso das meninas, lave e seque no sentido da frente pra trás, para evitar infecções urinárias.
- Coloque a fralda seca debaixo da bundinha do bebê, com as « amarras” atrás. Eu sei, pode parecer meio óbvio dizer isso, mas tem MUITA gente que se atrapalha e põe a frente para trás e vice-versa!
- Seque bem o bumbum, dando leves batidinhas. Sempre com gestos delicados, verifique que todas as dobrinhas estõa secas. Isso é muito importante porque evitará secaduras.
- Se quiser, aplique uma camada fina de ungüento de óxido de zinco, ou vaselina (petroleum), para formar uma barreira protetora impermeável. Se você for contra o uso dessas fórmulas, deixe o bumbum do bebê ao vento alguns minutinhos para ter certeza de que secou bem e troque frequentemente a fralda.
- Cole as « amarras’ laterais na frente da fralda, de forma a ajustar à cintura do bebê. Nem muito apertado, nem muito folgado. Confortavelmente. Não importa se está usando fraldas descartáveis ou fraldas reutilisáveis, com velcro lateral, os procedimentos são os mesmos.
Boa sorte !