Primeiro banho do bebê (em casa)

Primeiro banho do bebê (em casa)

 

Pronto, tudo está no lugar: artigos de higiene pessoal, toalhinha e roupas limpas à mão num quarto confortavelmente aquecido. É hora do grande mergulho do seu bebê! Pois é, nem bem saímos da maternidade (para aquelas que pariram no hospital) e já vamos enfrentar esse momento tão esperado e, muitas vezes, estressante para as mães (vós e até bisas) de primeira viagem: o bebê está pronto para tomar seu primeiro banho. Fiz um passo-a-passo para ajudar com o banho. Meu marido, amou a rotina. Siga estes passos e você logo ficará especialista em banhos.

NUNCA
NUNCA deixe uma criança sozinha na banheira, mesmo por um momento, um segundo sequer. Os bebês podem se afogar em segundos em muito pouca água. Portanto, todos os olhos e mãos estão voltados pro seu bebê!

1. Encha a banheira de água morna, não quente. Verifique a temperatura da água com seu cotovelo. Tire a roupinha do bebê e embale-o numa toalhinha. Delicadamente, lave os olhos com um canto diferente da toalhinha para cada olho. Lave apenas o rosto e a ponta das orelhas. Limpe tudo suavemente com pequenas batidinhas.

2. Libera sua mão que estava sob o bumbum do bebê e lave cuidadosamente o corpo. Lembre-se das dobras do pescoço, do braço e da virilha. Nos primeiros dias não, mas conforme ele for se acostumando com o ritual do banho, mais tarde, o bebê pode querer se divertir e bater os pés na água morna por alguns minutos.

3. Mantenha-o perto de você e segure bem sua cabeça, como uma bola de futebol, na sua mão, para manter o pescoço reto. Para molhar a cabecinha, use um copo (de plástico, por favor) ou uma toalhinha. Coloque uma pequeníssima quantidade de shampoo (ou sabonete). Esfregue delicadamente (eu sempre digo, como se estivesse metendo o dedo no seu próprio olho. Afinal, você nãoa vai sair fazendo isso com toda a força, vai?). Enxágüe bem e seque.

4. Vire o bebê de bruços apoiando o peito dele com o seu antebraço e seu pulso, mantendo o seu braço debaixo da axila dele. Lavar as costas e nádegas. Certifique-se de manter a cabeça bem acima da água nesta posição.

5. E então, chegou a hora do “mergulho”. Coloque uma das mãos sob a axila, segurando sua cabeça e pescoço e passe a outra entre as pernas dele em suas nádegas. Cuidadosamente, coloque o corpo do bebê na água ainda segurando com as duas mãos até que ele relaxe.

6. Prontinho! Coloque o bebê em uma toalha e cubra-o rápido. Enxugue-o bem, especialmente nas dobrinhas da pele. Para tranquilizá-lo, converse e sorria durante todo o banho. Você pode, também, colocar uma musiquinha de fundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *