Quando bebê está resfriado…
Resfriados. Vômitos. Diarréia. Ninguém gosta desses momentos chatos, sobretudo quando é o seu bebezinho que está sofrendo. Felizmente, essas manifestações são causadas, na maioria dos casos, por vírus benignos, que desaparecem com o tempo da mesma forma que apareceram, do nada! Mas, enquanto isso não acontece, aumentamos os cuidados que o faram se sentir melhor. E, em caso de dúvida ou de preocupação maior, consulte um médico.
O leite materno: um bom remédio
Graças aos anticorpos que ele contém, os recém-nascidos amamentados estão menos sujeitos a infecções dos sistemas respiratório e digestivo e, quando/se adoecem, eles apresentam sintomas menos pronunciados. Se seu bebê estiver doente ou se você tiver resfraida ou com gripe, os anticorpos que o leite materno apresenta ajudarão seu bebê a combater os micróbios. Daí a importância de continuar amamentando.. sempre!
O resfriado em si
Quando um bebê está resfriado, o inchaço e a congestão das pequenas vias respiratórias o impedem de respirar pelo nariz e podem perturbar o sono dele. Os olhos ficam inchados também, lacrimejantes ou meio apagadinhos. É provável que ele fique mais quietinho, sem muita energia, sem apetite ou com febre. Resumindo, ele se sente EXATAMENTE como você quando está resfriada: um lixo!
Recomenda-se fazê-lo ingerir mais líquidos que o normal. Se você amamentar, ofereça o seio mais vezes. Se alguns líquidos já fizerem parte da dieta dele (por exemplo, suco de maçã diluído, de laranja diluído ou um chá leve para as crianças mais velhas), ofereça também. Os recém-nascidos que são alimentados com preparação láctea (leite químico), deveme consumir mais líquidos igualmente.
Um bebê que está com o nariz entupido terá dificuldade de mamar. Tente segurá-lo de forma mais ereta quando ele for mamar e tente dar os outros líquidos com o auxílio de uma colher ou de um conta-gotas. Algumas gotas de água salgada em cada uma das narinas, uns 15 minutos antes de comer, de dormir ou de se deitar, poderão ajudá-lo a respirar melhor. Um humidificador com vapor frio no quarto ajuda bastante também. Para tirar o muco (catarro), levante a cabecinha dele com um travesseiro ou com uma toalha sob o colchão (e não diretamente atrás da cabeça do bebê).
Lembre-se de que a tosse ajuda a expelir o muco que se forma, por isso, ela não é totalmente ruim. Tentar evitá-la dando remédios anti-tosse é desaconselhado. Mas, se seu bebê estiver tossindo demais, consulte um médico. E, sobretudo, não dê nenhum remédio descongestionante a um bebê de menos de um ano! Pode confirmar com seu pediatra, se você tiver a sorte de ter um.
Quando eu devo consultar um médico?
- Quando a respiração de seu bebê se tornar rápida, barulhenta ou com um chiado ;
- A tosse parecer um latido ;
- Se ele tiver dificuldade para respirar, suspiro curto ou parecer procurar o ar (se você perceber que o peito está baixando demais ao inspirar);
- Ele estiver com aspecto pálido ou marmorizado ;
- Seu bebê estiver letárgico ou fraco ;
- Ele recusar beber ou mamar ;
- Ele parecer sofrer além do normal ou aparentar muito mal.