Ser dona-de-casa

Ser dona-de-casa

O que danado quer dizer isso? É aquela pessoa que não trabalha fora? É a pessoa que possui uma casa? É aquela que dá as ordens para os empregados façam as coisas? Não importa, pode ser tudo isso e nada isso, ou muito mais que isso. Aqui na minha casa, ser “dona-de-casa” significa que você tem preferência no direito a lavar o banheiro, prioridade na hora de ter que lavar a roupa e é figurinha garantida na frente do fogão na hora de preparar a janta.

Ok, eu concordo, nada do que eu falei é legal, nem divertido, mas ser dona-de-casa, pro meu marido significa que eu vou me atolar de tarefas domésticas, trabalhando, ou não, fora de casa. Isso significa que tenho jornada dupla, aliás, tripla, já que tenho dois empregos, né? Se eu me lamento? Sim, um pouquinho… aliás, acho até que estou fazendo isso agora, não acha? Mas, não é o fim do mundo… sobretudo, se eu pensar que se sou eu que faço (a maior parte das) as coisas em casa, tenho direito a fazer grandes exigências e definir todas as regras/ frequências e direitos em casa. Inclusive, de quando vamos sair de férias!

Eba, sou uma autoridade! Risos… não, não é nada disso. Algumas amigas acham que isso é puro machismo, outras, acham que ele é preguiçoso, eu mesma, acho que é machismo sim, preguiça, certamente, mas tem um elemento importantíssimo nessa equação: ele é acomodado. Se tem alguém que se prontifica a fazer logo alguma coisa, que faz melhor e mais rápido que você, por que você vai mexer um músculo e agir? Pois é, ele pensa assim, eu sei. Ele nõa reconhece, mas é…  Ele diz que eu faço muito melhor que ele qualquer outra tarefa doméstica, que eu cozinho super bem, que já que eu tenho pleno conhecimento das necessidades da casa e dos habitantes dela, posso, com muito mais facilidade, preparar uma lista de compras, determinar a lavagem das roupas, a hora de passar o aspirador, etc.

Isso me chateia, mas ao mesmo tempo, me ajuda. Se eu sei que só posso contar com ele para CERTAS tarefas, em CERTAS horas, me organizo melhor, estabeleço prioridades, designo tarefas. E assim, a vida anda…

E na sua casa, dona-de-casa quer dizer o quê?

5 thoughts on “Ser dona-de-casa

  1. Hahaha, adorei. Tenho lido seu blog já ha alguns dias. O meu acabou de nascer e ainda está engatinhando.

    Aqui em casa funciona mais ou menos do mesmo jeito. E como eu sou a única que se incomoda com a bagunça, imagina a peleja.

  2. Oi Andréa,

    Muito divertido seu Blog, eu tb ando cá dando algumas dicas sobre casa. Passa lá.

    Sucesso!!!

  3. Adorei a matéria,lá em ksa a coisa é o seguindo:temos uma tabela na parede onde cada um faz as anotações dos afazeres dométicos,dessa força se eu lavar a louça a próxima será dele, muito embora ele as vezes deixe a louça ficar dias na pia….

  4. Super legal seu blog,nao saio mais daqui,se quiser visitar o meu…Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *