Semana Mundial do Aleitamento Materno
Amamentar é um dos meios mais eficazes para preservar a saúde e garantir a sobrevivência da criança. O fato de que as crianças nem sempre são exclusivamente amamentadas por seis meses após o nascimento leva a mais de um milhão de mortes por ano.
No mundo inteiro, menos de 40% das crianças com menos de seis meses são exclusivamente amamentadas. Se mães e as famílias fossem incentivadas a amamentar, muitas vidas poderiam ser salvas.
Por isso, essa semana se comemora a SMAM. A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é organizada todos os anos, de 1º a 7 de agosto, em mais de 120 países para promover esta prática, a fim de que crianças de todo o mundo sejam mais saudáveis. O tema deste ano é “Amamentação: uma resposta vital em situações de emergências. Estamos preparados?”
Segundo a Aliança Mundial de Amamentação, que coordena o evento, o aleitamento materno é a melhor maneira de alimentar os recém-nascidos com os nutrientes de que precisam. A Organização Mundial de Saúde (OMS) promove ativamente a amamentação, que é considerada a melhor alimentação para lactentes e crianças pequenas, e ainda recomenda o aleitamento materno exclusivo das crianças até a idade de seis meses. Se quiser saber mais a respeito da OMS, visite o site.
Esta semana (de 1 a 7 de agosto) comemora a Declaração Innocenti sobre a Proteção, Promoção e Apoio à Amamentação, assinado pela OMS e pela UNICEF em agosto de 1990.
No site da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) tem um folheto explicando tudo sobre o tema desse ano em português. Visite o link e saiba mais a respeito!
Aproveitando o ensejo, que tal conhecer o blog que a Matrice criou para esse evento maravilhoso, o SMAM 2009?