O que comer quando se está enjoada?
50 a 80% das grávidas sofrem de enjôos/ náuseas e vômitos durante a gravidez. Algumas por mais tempo, outras com maior intensidade. Qual é (foi) o seu caso?
Eu enjoei durante 4 meses, todos os dias, à todas as horas, sem intervalo musical. Não conseguia comer por causa dos cheiros, qualquer um. E quando conseguia comer, não conseguia guardar a comida durante muito tempo, até fazer a digestão, por exemplo. Vomitava logo e até mais do que havia comido. Só não me sentia enjoada quando dormia ou quando estava no banho. Mas, não podia passar o dia debaixo do chuveiro, né? Resultado da corrida: um projeto de re-decoração do banheiro e 7 quilos perdidos.
Isso não poderia continuar assim. Foi aí que procurei soluções ao meu (quase grave) probleminha. Acabei encontrando alguns alimentos que poderiam atenuar meus sintomas e me alimentar um pouco. Tentei todos (que seguem) e alguns funcionaram MUITO bem, outros… bem, deixa pra lá. Veja algumas sugestões:
Salgados e secos: cream cracker, pretzels (aqueles salgadinhos com sal por cima);
Crocantes: aipo, maçã, pêra crocante;
Ácidos ou amargos: frutas cítricas, limonada e marinados;
Moles: pão, macarrão, miojo;
Doces: bolos, cereais doces, barra de cereais;
Frutados: sucos, sorvetes de frutas (sorbet)
Enjôos de mulher grávida são, certamente, muito incômodos, mas não são perigosos. Passam a sê-lo se eles levarem a episódios repetidos de vomito, durante alguns dias, porque você corre o risco de sofrer desidratação, um desequilíbrio eletrolítico, uma anomalia metabólica e perda de peso (o meu caso). Se isso estiver acontecendo com você, corra e vá consultar seu médico já! Pode ser perigoso!