Browsed by
Categoria: Gravidez

Fases, aspectos, descrições e orientações sobre esse momento mágico.
Existem razões para insônia na gravidez?

Existem razões para insônia na gravidez?

Como disse aqui, na minha segunda gravidez, comecei a viver um período “insone” prolongado, diferente da minha primeira gestação. Posso dizer que não tive muita insônia na minha primeira gravidez. Aliás, não me lembro de acordar no meio da noite e ficar “fritando” por horas na cama, pensando na vida… Só no final, quando já estava no “extra” – ela veio com quase 42 semanas de gestação – com respiração difícil e sem achar posição é que eu comecei a…

Leia mais Leia mais

A imprescindível “mala” da maternidade

A imprescindível “mala” da maternidade

Está tudo pronto, você se diz. Será?! Na verdade, desde o instante em que descobrimos a gravidez esperamos esse momento: o de ir para a maternidade (para aquelas que não optaram pela casa de parto ou o parto domiciliar, meus xodós). Suas sacolas (malas, sacos, balaios ou seja lá o que for) estão prontas na porta de entrada da casa, só esperando aquele momento de filme americano em que sua bolsa estoura e o pai, apavorado, corre para pegar a…

Leia mais Leia mais

Insônia de gravidez – isso existe!

Insônia de gravidez – isso existe!

Entrei num período chato da minha gravidez, o tal do período “insone”. Nas primeiras semanas, de muito enjôo, tomava o tal do “remedinho milagroso” que me fazia capotar a noite inteira. Dormia que parecia um urso hibernando. Não acordava nem pro trem! Aliás, tinha a nítida sensação de dormir mil horas em apenas uma noite de sono de 7, 8 horas, em média. Tudo culpa do (ou graças ao) tal do remédio. Depois que a barriga começou a crescer mais,…

Leia mais Leia mais

Menino ou menina?

Menino ou menina?

Nunca, nunquinha, me imaginei mãe de um menino. Nem naqueles sonhos de adolescente apaixonada, que imagina filhos e uma casinha linda, eu imaginei um menininho no cenário. Para falar bem a verdade, nem nas minhas brincadeiras de criança, tinha bonequinho menino. Portanto, na minha vida adulta, de mãe em potencial, essa vontade não me apareceu também. Na minha primeira gravidez, nem me preocupei muito em pensar nisso. Eu tinha certeza absoluta que seria uma menininha. Por quê? Porque sempre sonhei…

Leia mais Leia mais

Como amar um feto?

Como amar um feto?

Amar concretamente seu feto não é amá-lo intelectualmente. Aqui, a palavra “concretamente” tem um significado muito mais importante. Você pode adorar estar grávida. Pode amar viver a experiência da gravidez ou até provar de certas vantagens desse estado. Pode, ainda, amar a idéia de se tornar mãe ou de ter um filho. Pode adorar se sentir mulher até o mais profundo do seu ventre. Pode amar os projetos que você elabora na cabeça ao pensar no “nós 2 juntos”. Pode…

Leia mais Leia mais

Caixa preferencial e lugar no ônibus

Caixa preferencial e lugar no ônibus

  Tem uma coisa que eu acho legal no Brasil, é o tal do caixa preferencial em supermercados, bancos e lojas. Acho isso o máximo mesmo! Aqui no Canadá não tem isso não, grávida, criança de colo, idoso vai para a fila normal. Ou pelo menos, por onde eu ando… Na verdade, é assim: você é idoso (visivelmente idoso, estamos falando), tem prioridade. O resto, não. Para isso, existe aquele caixa de poucos produtos, sabe? Ele serve como preferencial no…

Leia mais Leia mais

Uma gravidez sadia

Uma gravidez sadia

Um modo de vida saudável oferece as melhores condições possíveis para o crescimento de seu bebê e para uma sensação de bem-estar para você, durante a gravidez. Uma coisa que amendronta, às vezes, as mulheres grávidas é o ganho de peso. O ganho de peso ideal depende de vários fatores, dentre eles o peso e estado nutricional da mãe antes da gravidez. Uma mulher de estatura mediana que engravida no seu peso ideal engordará, provavelmente entre 11 e 16 quilos,…

Leia mais Leia mais

Patrocínio de enxoval?

Patrocínio de enxoval?

Só me faltava mesmo essa… patrocínio de enxoval para uma global! Desde que a Juliana Paes, aquela morenona linda que dançava agarrada com meu Raj na antiga novela das oito, anuciou sua gravidez publicamente, várias empresas contactaram seu empresário para propor um patrocínio de enxoval para o bebê. Nem bem a gravidez foi detectada, ela já foi tornando público, nada contra isso. Mas, contra essa atitude das empresas publicitárias. Em que a Juliana Paes está precisando de dinheiro? Você acha que…

Leia mais Leia mais

Supersticiosa? Imagina…

Supersticiosa? Imagina…

  Podem falar o que quiser, não estou nem aí. Podem dizer que superstição não é bom, não é coisa de pessoa que acredita em Deus, que é bobagem, etc. Não importa. Eu sou supersticiosa e pronto. E assim sendo, várias coisas eu não fiz e não preparei antes do nascimento da minha filha por pura superstição. Por exemplo, apesar do nome escolhido, não preparei nenhuma decoração, nem mandei gravar nenhum objeto com o nome dela. Fora isso, não divulguei…

Leia mais Leia mais

Com quantas semanas estou?

Com quantas semanas estou?

Você sabe contar o número de semanas de gravidez ? Os médicos contam o começo da gravidez a partir do primeiro dia de sua última menstruação e não a partir da data de concepção. Assim, tecnicamente, você já está grávida de duas semanas antes mesmo de conceber! As contas são bem estranhas, mas, para resumir tudo, uma gravidez de 9 meses completos dura 40 semanas gestacionais, ou 280 dias, ou 10 luas, pois os ciclos lunares duram 28 dias e 10×28=…

Leia mais Leia mais