Comer colorido

Comer colorido

prato-colorido

 

O nosso prato tem que ser colorido, diz o Ministério da Saúde Canadense. Temos que consumir por dia, de 5 a 10 porções de frutas e legumes para uma vida saudável. Você come tantas porções assim?

 

Na TV, ontem, vi uma entrevista com um médico americano que dizia que os americanos/ canadenses adoeciam daquilo que não comiam: as tais porções de frutas e legumes recomendadas. Quase pirei! É verdade mesmo!

 

Antes, eu não consumia nem a metade dessas porções diariamente. Mas, quando fiquei grávida, recebi de presente no kit de grávidas, um quadro com imã para colar na geladeira que indicava o número de porções de cada tipo alimento e os dias da semana. Conforme você consumia, fazia um x nos quadradinhos brancos ao lado de cada tipo de alimento.

 

Assim, anotava o que estava consumindo (evitando comer algumas “besteiras” no meio do caminho) e ainda controlava o consumo de coisas sadias. Adotei e achei o máximo! Deu certo! Mesmo depois de ter meu bebê, continuei seguindo o quadro de porções e percebi que passei a comer alimentos saudáveis muito mais freqüentemente. Além de fazer o controle disso corretamente.

 

Resumindo, você deve comer as seguintes cores:

 

Vermelho – as frutas e legumes vermelhos como a beterraba, a melancia, as Cranberries (tão comuns aqui na Terra do Gelo), a acerola, o mamão, os pimentões vermelhos, as framboesas, as amoras, as cerejas, os morangos e jabuticabas, os rabanetes e os tomates contém fitoquímicos como o licopeno (antioxidante) e o antocianina (evita a produção de radicais livres).

 

Existem algumas evidências de que o consumo regular de licopeno diminui a probabilidade do indivíduo ter câncer da próstata. De fato, estudos australianos em fase avançada estão demonstrando que o uso regular do licopeno reduz a incidência de alguns tumores viscerais. (Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Licopeno)

 

Verde – as frutas e legumes verdes contêm fitoquímicos como a luteína e os indóis. O guia alimentar canadense recomenda o consumo de pelo menos uma porção de legumes verde escuros por dia, como espinafre e brócolis, ervilha ou couve. Você também pode achar a luteína em frutos como o kiwi e na gema de ovo.


Amarelo e Laranja
– as frutas e legumes de cor amarela ou laranja contém fitoquímicos como o beta caroteno (vitamina A indireta) e flavonóides (age como antiinflamatório e antialérgico). Tente comer um legume ou uma fruta laranja por dia, como manga, abóbora ou cenoura, batata doce.

 

Roxo – as frutas e legumes azuis ou roxos, como mirtilo, repolho roxo, uva, contem fitoquímicos como a antocianina e os ácidos fenólicos.

 

Branco, marrom claro, marrom – os legumes e frutas dessas cores, como alguns tipos de pêra e os cogumelos contêm fitoquímicos como os polifenóis.

 

E então, você como assim, colorido? bem equilibrado? Ou já pensou nisso? Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *