Os primeiros dias da amamentação

Os primeiros dias da amamentação

BLD067333

O aleitamento materno permite às mães criar laços afetivos com seu bebê. Durante esses momentos, você é o universo dele.

Nos primeiros dias, é fundamental amamentar o recém-nascido de 8 a 12 vezes a cada 24 horas. Dessa maneira, o bebê recebe os benefícios do colostro e estimula a produção de leite maduro.

É recomendado, após 15 minutos de mamada, de mudar de seio. Assim, ambos serão estimulados. Se você sentir seu peito cheio, endurecido, a melhor solução é amamentar. Você pode até tirar com a bombinha, mas o ideal é a sucção vinda diretamente da boca do bebê. Porque quando ele abocanha o mamilo e a auréola e começa a mamar, ele estimula um reflexo automático chamado “reflexo de ejeção”, que provoca o fluxo de leite.

No momento em que o leite escorre do seio, você pode sentir um formigamento ou um inchaço, e ainda nos primeiros dias, uma contração uterina. Quanto mais você amamenta, mais rápido seu útero retoma o tamanho original, dizem os especialistas.

Como em todo aprendizado, aprender a alimentar seu bebê no seio não acontece da noite pro dia. É preciso um pouco de paciência e muito apoio por parte de sua família e dos seus amigos. Muitos hospitais têm consultoras em aleitamento materno que podem ajudar as novas mamães no começo do processo.

No Brasil, é possível encontrar membros da La League Leche – um organismo sem fins lucrativos – que ajuda as famílias no aprendizado do aleitamento para que possam aproveitar melhor essa experiência maravilhosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *