Passos para pintar uma parede sozinha

Passos para pintar uma parede sozinha

 

  1. Comece isolando a área a ser pintada. Retire a maior parte dos móveis do lugar, cubra os objetos decorativos sobre os móveis, distancie da parede.
  2. Procure (e ache) todos os buracos de prego, parafuso e imperfeições das paredes. Feche os buracos com massa corrida com uma espátula própria, sem carregar na “camada” de massa. Deixe sexar bem. Repita o processo com todas as imperfeições achadas.
  3. Uma vez que a massa estiver seca, lixe superficialmente, nivelando a correção à parede. Passe a mão em cima para sentir o nivelamento. Limpe bem a área por causa da poeira da lixa.
  4. Hora de forrar o chão com jornal (ou uns forros de plásticos) e prenda no rodapé com fita crepe. Você pode usar uma da 3M própria para pintura (mais cara, eu não recomendo esse gasto).
  5. Em seguida, isole as paredes com fita crepe (própria para a pintura para evitar arrancar pedaços e lasquinhas depois do serviço terminado). Cubra os rodapés, caixa da janela, da porta, batentes e teto. Parte chata, demorada. Quando você termina, aí é que começa o serviço.
  6. Pronto, vamos começar.  Abra o galão de tinta e mexa bem a tinta com um bastão próprio para isso. Coloque a tinta num daqueles recipientes próprios que tiram o excesso de tinta do rolo, e feche novamente o galão. Não coloque demais, para não ter que recolocar no galão depois, nem coloque de menos, evitando ter que parar o processo na metade da parede. Retomadas de pintura SEMPRE deixam marcas.
  7. Comece usando um pincel médio, pintando as bordas e os cantos da parede, a divisão com o teto, com o rodapé, ao redor de portas e janelas. Eu faço logo o rodapé e o encontro com o teto. Espere secar um pouquinho e comece a pintar com o rolo.
  8. Mergulhe o rolo e aperte-o, arrastando-o sobre as ranhuras da grade de rotação para remover o excesso de tinta e comece a rolar verticalmente sobre um quadrado de aproximadamente um metro, então endireite pela passagem horizontal. Quando o quadrado estiver pintado, a pintura deve estar lisa, aí estique. Não coloque tinta em seu rolo e nem passe-o sobre a superfície pintada. Repita o processo em outra parte. Isso deve sobrepor ligeiramente a parte que acabou de terminar.
  9. Deixe secar bem e espere para ver se uma segunda camada é necessária.
  10. Não espere até que a tinta esteja completamente seca para remover a marca de adesivos, pois poderia rachar ou arrancar a tinta. 

Coragem e mãos à obra. Depois tire uma foto e mande pro blog Brincando de Casinha. Vamos adorar publicar a sua “obra de arte”.

2 thoughts on “Passos para pintar uma parede sozinha

  1. Ai, eu pintei meu apt junto com maridão a 1 ano e meio atras e estamos loucos para pintar novamente, ficar com carinha de casa nova.

    Bjos e adoro seus posts

  2. legal seu site, muito boa sua dica de pintura, espero que goste do meu blog que também fala sobre dicas de pinturas residenciais e texturas, sucesso com seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *