Passos para pintar uma parede sozinha
- Comece isolando a área a ser pintada. Retire a maior parte dos móveis do lugar, cubra os objetos decorativos sobre os móveis, distancie da parede.
- Procure (e ache) todos os buracos de prego, parafuso e imperfeições das paredes. Feche os buracos com massa corrida com uma espátula própria, sem carregar na “camada” de massa. Deixe sexar bem. Repita o processo com todas as imperfeições achadas.
- Uma vez que a massa estiver seca, lixe superficialmente, nivelando a correção à parede. Passe a mão em cima para sentir o nivelamento. Limpe bem a área por causa da poeira da lixa.
- Hora de forrar o chão com jornal (ou uns forros de plásticos) e prenda no rodapé com fita crepe. Você pode usar uma da 3M própria para pintura (mais cara, eu não recomendo esse gasto).
- Em seguida, isole as paredes com fita crepe (própria para a pintura para evitar arrancar pedaços e lasquinhas depois do serviço terminado). Cubra os rodapés, caixa da janela, da porta, batentes e teto. Parte chata, demorada. Quando você termina, aí é que começa o serviço.
- Pronto, vamos começar. Abra o galão de tinta e mexa bem a tinta com um bastão próprio para isso. Coloque a tinta num daqueles recipientes próprios que tiram o excesso de tinta do rolo, e feche novamente o galão. Não coloque demais, para não ter que recolocar no galão depois, nem coloque de menos, evitando ter que parar o processo na metade da parede. Retomadas de pintura SEMPRE deixam marcas.
- Comece usando um pincel médio, pintando as bordas e os cantos da parede, a divisão com o teto, com o rodapé, ao redor de portas e janelas. Eu faço logo o rodapé e o encontro com o teto. Espere secar um pouquinho e comece a pintar com o rolo.
- Mergulhe o rolo e aperte-o, arrastando-o sobre as ranhuras da grade de rotação para remover o excesso de tinta e comece a rolar verticalmente sobre um quadrado de aproximadamente um metro, então endireite pela passagem horizontal. Quando o quadrado estiver pintado, a pintura deve estar lisa, aí estique. Não coloque tinta em seu rolo e nem passe-o sobre a superfície pintada. Repita o processo em outra parte. Isso deve sobrepor ligeiramente a parte que acabou de terminar.
- Deixe secar bem e espere para ver se uma segunda camada é necessária.
- Não espere até que a tinta esteja completamente seca para remover a marca de adesivos, pois poderia rachar ou arrancar a tinta.
Coragem e mãos à obra. Depois tire uma foto e mande pro blog Brincando de Casinha. Vamos adorar publicar a sua “obra de arte”.
2 thoughts on “Passos para pintar uma parede sozinha”
Ai, eu pintei meu apt junto com maridão a 1 ano e meio atras e estamos loucos para pintar novamente, ficar com carinha de casa nova.
Bjos e adoro seus posts
legal seu site, muito boa sua dica de pintura, espero que goste do meu blog que também fala sobre dicas de pinturas residenciais e texturas, sucesso com seu site.