Higiene bucal dos bebês – Fase III
Quem falou que bebê não escova os dentes? Só porque sua coisinha fofa não tem nenhum dentinho (aparente) ainda, não significa que ele não precise de cuidados e higiene.
Muito pelo contrário, é bem antes dos dentes saírem que a higiene bucal e a preparação das gengivas devem começar.
Podemos dizer que a higiene bucal dos bebês possui 3 fases: do nascimento até o nascimento dos primeiros dentinhos, a aparição dos primeiros dentes e a dentição completa. Aqui estão algumas dicas de como proceder na terceira fase.
Dentição completa
A partir dessa etapa, seu filho (a esta altura não é mais um bebê) pode começar a usar uma escova de dente para crianças.
Todos os dentes de leite já saíram (ou quase) e precisam de cuidados. Com um pouco de pasta de dentes (para crianças), deixe seu filho escovar os dentes de cima e de baixo com a nova escova durante 2 a 3 minutos. Ajude-o, dê dicas e, sobretudo, supervisione a escovação. Não o deixe engolir a pasta.
Você pode encontrar várias escovas de dente para crianças no supermercado, mas, em geral elas são para crianças com dois anos ou mais. Procure uma escova de cerdas finas e flexíveis. É importante para as gengivas sensíveis da criança. Evite sangramentos. Isso pode ferir, doer e claro, inflamar na boca do seu filho.
Para essa fase, eu sugiro:
Toddler Toothbrush da Safety First
Porque tem um formato ideal para a boca de seu filho. O cabo aderente é ideal para a mãozinha da criança. E, sobretudo, porque é recomendada para crianças com menos de 2 anos.
- Sempre enxágüe bem a escova antes e depois do uso.
- Lembre-se de que as escovas de dente devem ser trocadas a cada 2 ou 3 meses.
- Toda pergunta sobre a higiene dentária de seu filho deve ser feita a um dentista, sem tardar.
ATENÇÃO: A supervisão de um adulto é necessária. Não deixe seu bebê/ filho andar ou correr com uma escova nas mãos. Ela não é um brinquedo! Não permita que ele brinca com ela.
A melhor forma de educar é dar o bom exemplo. Não saia pela casa andando e escovando os dentes. Faça isso no banheiro, na pia. Seu filho lhe imitará.
Leia mais: Higiene Bucal dos bebês – Fase I
Higiene Bucal dos bebês – Fase II