Potássio nele!
Não há dúvida que a maioria das crianças ingere mais do que o suficiente para crescer (taxas de obesidade infantil são a prova disso). O problema é que, muitas das coisas que eles estão comendo todos os dias – como comida processada e fast-food – são cheias de calorias, mas pobres nutritivamente. Segundo as últimas pesquisas, as crianças ingerem DE MENOS cinco importantes nutrientes.
Saiba quais são eles e as maneiras mais fáceis de inserir no cardápio, sem problemas.
Potássio
As crianças ingerem menos de 60% da dose recomendada de potássio – em parte porque não têm frutas e hortaliças suficientes na dieta. O potássio é fundamental na manutenção da pressão arterial e ajuda os músculos a se contraírem.
DICAS
Que tal preparar batatas-doce fritas? Corte a batata doce em discos ou palitos, passe no azeite e asse (no forno) sobre uma folha de papel alumínio até dourarem e ficarem crocantes.
Pistaches (ou pistáchio) têm o maior teor de potássio de todas as frutas secas. Pode ser dado para crianças com mais de 4 anos e que não sejam alérgicas. O ideal seria misturar alguns (sem casca) em um saco com damascos secos. Tá difícil achar damascos? Vale misturar com uva passa também!
Melhores fontes de potássio: batata inglesa e batata doce, iogurte, leite, frutas como banana, laranja (e suco de laranja), melão, damascos secos, cereja, ameixa e pêssego, tomate, molho de tomate, hortaliças como beterraba e couve-flor, peixes como linguado e bacalhau.