Vivendo ecologicamente na Terra do Gelo

Vivendo ecologicamente na Terra do Gelo

A Terra do Gelo (visita a página que eu escrevi lá no meu blog sobre ela), vulgo Canadá, está, certamente, na crista da onda no que se refere à ecologia, à preservação ambiental e atitudes verdes (ecológicas). Há anos se fala de proteção ao meio ambiente, se muda conceitos e hábitos.

Cerca de 50 anos atrás, foi publicado o livro Silent Spring, de Rachel Carson – o livro que lançou o movimento de proteção ao meio ambiente, tal qual o conhecemos atualmente. Hoje, nem mesmo o consumidor mais guloso ou o mais cabeça-dura, ou mesmo o cético, pode desmentir a crise – crescente e emergente – que permeia as páginas dos jornais e revistas do mundo inteiro. Poluição, aquecimento global, El Niño, La Niña e todos os fenômenos climáticos estranhos, o aumento dos casos de câncer, espécies em extinção – são essas as matérias que surgem diariamente em nossa vida de leitor.

Julie reciclando garrafa Pet

Quando morava no Brasil, havia uma coleta seletiva no meu bairro, três vezes por semana. Eu já achava isso o máximo, uns 8 anos atrás. Imagine aqui que tem coleta seletiva por categorias: o grupo plástico- papelão- vidro, compostagem (lixo orgânico, usado para a produção de adubo) e lixo em geral. Além disso, existe aqui uma forma interessante de reciclagem de garrafas de cerveja, latas e garrafas pet. Elas valem dinheiro! Na verdade, no momento da compra, você paga uma “caução” de 0,05$ para cada latinha de refrigerante ou suco, 0,10$ para cada garrafa/lata de cerveja comum e 0,20$ para cervejas em recipientes maiores. Para “receber” seu dinheiro de volta, você deve levá-las de volta ao local da compra, um supermercado, e colocar as latinhas numa máquina que vai amassá-las e devolver um cupom que você troca no caixa por dinheiro vivo.

Máquina de reciclagem de latas e garrafas

Suas pilhas ou baterias se acabaram? Guarde-as até ter uma quantidade boa e leve a locais pré-definidos, ou certas lojas de eletrônicos,  que as recebem de volta e enviam para as zonas de lixo especiais. Duas vezes por ano, a Prefeitura coleta restos de produtos perigosos: tinta, óleo removedor, solvente, diluente, etc. E existe também, um depósito municipal onde você pode deixar eletrodomésticos velhos, geladeiras, fogões, etc.

E na sua região, como se pode viver ecologicamente?

Quer saber mais sobre o livro que mencionei? Vai aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *