O ingrediente do mês: gengibre
Um pouco de história
Ha centenas de anos, o gengibre é usado para tratar várias doenças, como náusea, dor de cabeça e doenças reumáticas. Gregos, romanos, marroquinos, indianos ou chineses, todos eles apreciaram os efeitos medicinais, além do sabor desse ingrediente único.
Cultura
Gengibre fresco é encontrado principalmente nas regiões tropicais, mas ele também pode crescer em países onde a temperatura é quente. Infelizmente, é difícil a colheita em regiões mais áridas, porque esta raiz é muito sensível! Aqui no Canadá, claro, não se planta gengibre, apenas nas estufas. Mas, eu tenho um baita estoque cortadinho no meu congelador.
Atributos nutricionais
- Propriedades anti-inflamatórias – Alguns estudos afirmam que o gengibre pode diminuir a dor associada à inflamação, especialmente entre as pessoas que sofrem de artrite.
- Propriedades anti-cancerígenas – O gengibre contém antioxidantes que têm efeitos benéficos para proteger contra certos tipos de câncer, especialmente do colon.
- Digestão – Para ajudar a sua digestão, você pode fazer seu próprio chá de ervas com gengibre! Fazer uma infusão de um pedaço de gengibre fresco e uma pitada de suco de limão em água quente por 3 minutos. Você vai se apaixonar!
Como escolher
Gengibre fresco é uma raiz! No supermercado, certificar-se de que ele está firme, sem mofo, sem amassados.
Métodos de preparo
Remover a pele fina que cobre a raiz usando uma faca. Cuidado para não se cortar! Depois, você tem várias opções: a raiz pode ser desfiada, fatiada, picada e até cortada em pauzinhos.
Conservação
Algumas dicas simples devem ser respeitadas para que a raiz de gengibre conserve bem seu frescor. Na geladeira: Deve ser refrigerada não descascada. Dura poucas semanas. No freezer: a mesma coisa, congelar sem tirar a pele. O que é interessante e muito conveniente, é que a raiz pode ser descascada e preparada mesmo estando congelada.