Onde foram parar as aulas de economia doméstica?

Onde foram parar as aulas de economia doméstica?

Alguns anos atrás, era muito comum encontrar escolas de algumas regiões do Brasil (xi, que coisa vaga!) que ofereciam aulas de Economia Doméstica. Algumas escolas do país, como em Natal – RN, ainda ensinam às moças como fazer um bolo, pregar um botão, colocar uma bela mesa de jantar, como organizar o tempo para as atribuições domésticas e se manter bela para o marido, mas não ensinam as verdadeiras necessidades de uma dona-de-casa no dia-a-dia: controlar a bagunça!

Ou melhor, não ensinam como organizar e limpar uma casa, ou como planejar/ usar o nosso tempo para coordenar tarefas e o tempo em família e o lazer. Como conciliar vida profissional e vida pessoal? Acho que essas seraim as preocupações mais comuns da mulher moderna, e por essas aulas serem exteriorizações de um pensamento bem tradicionalista, isso nõa figurava no plano de curso. Onde foram parar essas aulas? Será que não tem ninguém aí disposto a ensinar?

Só me dei conta da necessidade de saber tudo isso quando me casei e tive filho. Antes, conseguia, com menos rebolado e cansaço, colocar as coisas em ordem sem muito stress e desgaste físico. Uma vez casada, decidi “procurar ajuda” e ler a respeito, participar de grupos de orientação. Tudo isso me ajudou bastante a “entrar num ritmo”, mas agora, com filhos e filhotes felinos, digamos que as prioridades triplicaram e o tempo diminuiu.

Na verdade, acho que a questão não são as coisas ou a bagunça que se forma, mas sim um hábito, ou os hábitos domésticos. E também minha personalidade, que é um misto de perfeccionista atrasada, que eu expliquei outro dia, com Bree Van de Kamp (uma housewife desesperada).

Se as aulas ainda existissem, ou se oferecessem algum curso desses aqui perto sobre isso, acho que seria a primeira a me matricular! Mas, tenho que reconhecer: sou extremamente organizada nas finanças, na papelada administrativa doméstica e nos pagamentos. E isso, no que diz respeito à economia doméstica stricto sens, é a base, né?

One thought on “Onde foram parar as aulas de economia doméstica?

  1. Oi estou no meu momento de zapiar entre os blogs de organização doméstica pois gosto muito do assunto e nessas zapiadas encontrei o teu e estou fazendo um tour pelos pôsteres e descobrie que vc cnhece NAtal RN. Não moro lá mas a conheço, moro a. 90 km de lá.vc fez um curso doméstico por lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *