Quando essa transição deve acontecer?

Quando essa transição deve acontecer?

Mesmo que você queira que seu filho fique pequenininho o resto da vida, aquele seu anjinho no braço, mamando e dependendo de você para quase tudo, ele continua crescendo, e muito. Pouco a pouco, ele se torna uma pessoinha, um pequeno adulto, quase independente, e, cada dia, ele te surpreende com uma conquista nova, um passo a mais, uma palavra mais bem dita.

As necessidades de seu filho, claro, mudam junto com ele. Que você o amamente ou dê leite químico (fórmula) fortificado, logo logo será hora de começar a introdução de alimentos sólidos em sua dieta. Esta transição não deve ser feita ao acaso e é MUITO importante fazê-la corretamente. Cada bebê é único, portanto não há regras absolutas a seguir quando chega a hora de introduzir alimentos sólidos. No entanto, alguns princípios devem ser mantidos para seu sucesso.

Quando essa transição deve acontecer?

Durante o primeiro ano de vida da criança, o leite (materno e/ou fórmula – químico) deve compor a base de sua dieta. É essencial para o bom desenvolvimento de qualquer criança. Quanto ao leite de vaca integral, ele não é de fácil digestão e não deve ser oferecido à criança antes da idade de nove a doze meses. Os alimentos sólidos que irão integrar, gradualmente, a dieta não devem substituir o leite, mas devem inserir seus insumos, dando sua contribuição à base da alimentação.

Normalmente, considera-se a idade de seis meses a melhor para começar a incorporar alimentos sólidos. No entanto, cada bebê é diferente e apresenta uma curva de crescimento que lhe é própria, e deve ser respeitada e considerada. Alguns pediatras dizem que algumas crianças estão prontas para receber o alimento a partir da idade de quatro meses, desconsiderando a amamentação exclusiva até os 6 meses, tão importante e significativa para o crescimento da criança. Para outros bebês, essa idade pode variar e ser até oito ou nove meses. Não há necessidade de se preocupar se seu filho está um pouco fora da norma. O que é a norma exatamente? Observe seu filho e siga os sinais que mostram que ele está pronto para alimentos sólidos, e respeite o aleitamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *