Fazer exercícios durante a gravidez
Acredite ou não, mas fazer exercícios é uma dos fatores mais importantes para uma gravidez saudável.
Conselhos do tipo vai devagar, pegue leve, não exagere e recomendações de não ser tão ativa na “sua condição” (de grávida – isso é doença?) – tudo por puro medo de fazer mal ao bebê – é coisa do tempo de nossas mães. Agora, os médicos e condicionadores físicos recomendam uma atividade diária moderada durante a gravidez. E sabe por quê?
– Os exercícios vão te impedir de ganhar peso demais – até uma simples caminhada, daquelas de 20 minutinhos, indo bem ali na padaria do outro quarteirão e voltando vai ajudar a manter seu metabolismo num nível adequado e saudável;
– Se mexer vai ajudar sua mente a se expandir e vai levantar seu astral. E aí, vai ajudar a diminuir os efeitos se um baby blues resolver aparecer (uma depressãozinha), após o parto. E mesmo durante a gestação, fazer exercícios vai ajudar a liberar endorfina (o hormônio que dá uma sensação de prazer) e levantar seu astral desde já!
– Estar em forma pode praticamente garantir um trabalho e um parto mais fáceis (porque vai deixar os músculos importantes e necessários nessa hora muito mais fortes), um restabelecimento muito mais rápido e uma perda de peso mais rápido no pós-parto.
Mas, o que é seguro? Caminhar, fazer natação, ioga, aulas de spinning e até jogging (corrida) – se você já for uma corredora antes de ficar grávida e só até certo ponto – são boas escolhas. Elas podem tonificar os músculos e estabilizar o peso.
Evite atividades que possam fazer você cair, tipo andar a cavalo, pular em trampolim e esquiar – não riam, tem gente que quer fazer essas coisas mesmo grávida! E aí, já viu né? Lembre-se de sempre consultar seu médico ANTES de decidir fazer qualquer atividade física e siga todas as instruções recomendadas.
E você, fez ou está fazendo alguma atividade f’ísica durante a gestação? O quê? Está gostando? Sentiu os benefícios?