Ferro no cardápio do seu filho
Um estudo recente constatou que até 20% das crianças de 1 a 3 anos não estão ingerindo ferro suficiente. Carência de ferro é comum entre crianças com sobrepeso, que têm uma dieta de alto valor calórico, mas pobre em nutrientes.
O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para as células de todo o corpo e desempenha um papel importante no desenvolvimento cerebral – e um déficit crônico pode causar problemas de comportamento e aprendizagem. Os médicos não sabem ao certo o porquê, mas um nível baixo de ferro aumenta o risco de envenenamento por chumbo em uma criança, simplesmente porque aumenta a absorção de chumbo no sangue.
DICAS
As reservas de ferro dos bebês esgotam após os primeiros seis meses, é quando os alimentos ricos em ferro se tornam essenciais. Contrariamente à crença popular, não há razão para deixar a carne para o fim, quando você começa a introdução de sólidos com o seu bebê. Você pode dar a ele papinha de carne, de peru, de frango, logo depois que ele experimentar o seu primeiro verdadeiro alimento. Se você decidir comprar papinha pronta, procure potinhos de um único ingrediente (carnes) ou prepare você mesma a papinha em sua casa.
Escolha cortes de carne magra com nomes tipo “lombo”, “lagarto” ou “maminha” no rótulo. Lagarto, maminha e lombo têm menos de 5 gramas de gordura por porção (um peito de frango tem 3 gramas). Muitas crianças fogem de carne, pois pode ser difícil para mastigar, mas você pode tentar cozinhar minúsculas almôndegas em caldo de tomate, por exemplo. Ao comprar carne moída, escolha uma que seja, no mínimo, 92% magra.
O ferro a partir de fontes vegetais não é tão bem absorvido pelo organismo como o (de fonte) animal, mas a vitamina C pode ajudar. O ideal é dar cereais enriquecidos com frutas como manga ou morangos frescos ou para aumentar a absorção de ferro. Se com frutas não der muito certo, ofereça o suco fresco.
Melhores fontes de ferro: camarão, carne, frango, feijão, lentilhas, grão de bico, molho de tomate, grão de soja, uvas, pão integral, cereais frios e quentes enriquecidos, como creme de trigo (verifique etiquetas).