Congelamento de papinhas

Congelamento de papinhas

No post anterior, sugeri a compra de um produto excelente, o baby cube, para estocar a papinha do bebê no congelador. Na falta desse artigo, você pode muito bem usar uma bandeja de gelo e cobrí-la com papel manteiga ou papel celofane. Eu uso essa técnica pra congelar meu molho pesto ou alguma outra receita líquida. Super prática e barata!

Congelar produtos, alimentos e refeições exige muita responsabilidade, atenção e paciência. Mas, depois, torna a vida mais prática e fácil. É um esforço momentâneo, eu diria, para um resultado a longo prazo maravilhoso!

Ao preparar o purê de legumes, frutas ou de carnes, coloque-o na bandeja de gelo e deixe esfriar completamente antes de cobri-la. Em seguida, coloque no congelador até o dia seguinte. Se você quiser estocar milhares de bandejas de gelo e entupir seu congelador ou freezer, pare por aqui mesmo. Sua papinha está congelada durante muito tempo. Mas, se não quiser fazer isso e decidir “liberar” o espaço para outras coisinhas gostosas, no dia seguinte, desenforme os cubinhos num saco de congelamento (sacos especiais que você pode achar em qualquer supermercado – estilo Ziploc) ou em um recipiente hermético.

Anote no saquinho (ou no recipiente), o nome do alimento e a data limite de conservação (consulte a tabela abaixo). Isso vai te ajudar depois, na organização de seus cardápios familiares e quando você deve “terminar” o estoque de certo alimento.

Alimento Tempo de conservação na geladeira Tempo de congelamento
Legumes ou frutas 2 – 3 dias
Carnes, Frango, Peixes e ovos 1 – 2 dias 1 – 2 meses
Mistura de carne e legumes 1 – 2 dias 1 – 2 meses

Você pode esquentar a quantidade desejada de comidinha em fogo baixo no fogão ou no micro-ondas. NUNCA DESCONGELE A PAPINHA EM TEMPERATURA AMBIENTE (evite a proliferação de bactérias). E, sobretudo, NUNCA congele novamente uma papinha já descongelada.

Antes de servir o bebê, verifique a temperatura nas costas da mão (parte mais sensível) ou no pulso.

O uso do forno de micro-ondas pode causar queimaduras graves no seu bebê. Antes de servir a papinha aquecida, misture bem e deixe esfriar pelo menos 30 segundos. Para ter mais certeza ainda que a temperatura é a ideal, verifique a temperatura em você, como indicado acima.

E lembre, sempre, a quem for cuidar do seu bebê, de fazer isso também!

Aproveite e consulte o post (texto) com o calendário de introdução de alimentos sólidos, “Alimentar meu bebê: do nascimento até um ano”. Você vai conhecer e se informar sobre a variedade de alimentos que você pode oferecer ao bebê durante seu primeiro ano de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *